GERAL

Organização Mundial da Saúde reconhece Maringá como Cidade Amiga da Pessoa Idosa

Título indica boas práticas em prol da terceira idade, incluindo condições de renda, educação e longevidade da população. Saiba mais.

Organização Mundial da Saúde reconhece Maringá como Cidade Amiga da Pessoa Idosa
Segundo a OMS, Maringá apresenta “boas condições de renda, educação e longevidade da população” devido ao alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0.808. - Foto: Steve Buissinne/Pixabay

Maringá foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), como Cidade Amiga da Pessoa Idosa. O título é concedido a municípios que investem em políticas públicas garantindo a qualidade de vida e bem-estar da terceira idade.

Segundo a OMS, Maringá apresenta “boas condições de renda, educação e longevidade da população” devido ao alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0.808, o 20º melhor do país. A cidade foi reconhecida pela estrutura social formada para melhoria, proteção e cuidado das pessoas idosas.

Entre as ações responsáveis por assegurar o título estão a criação de uma gerência focada no desenvolvimento de ações e projetos voltados aos idosos, a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a implantação do Comitê Gestor.

Além disso, a cidade conta com a Rede de Proteção Atenção Integral às Pessoas Idosas para atendimento de situações de vulnerabilidade, com apoio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) e de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). A rede de políticas públicas também inclui a Casa Lar Benedito Franchini e a Unidade de Acolhimento de Longa Permanência para Idosos, além de parcerias com entidades assistenciais não governamentais.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento