ECONOMIA

Gás canalizado tem redução de tarifa no Paraná; saiba mais

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) definiu nova tarifa que entrou em vigor no dia 1º de fevereiro.

Gás canalizado tem redução de tarifa no Paraná; saiba mais
A tabela completa com os novos valores para todos os segmentos e faixas de consumo será publicada em Diário Oficial. - Foto: Ana Carolina Bendlin/Agepar

O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou nesta semana a nova tarifa do gás natural canalizado no Estado, que passou a valer a partir de 1º de fevereiro. Os novos valores contemplam uma redução média de 1,34%, podendo variar de acordo com o segmento e a faixa de consumo.

A tabela completa com os novos valores para todos os segmentos e faixas de consumo será publicada em Diário Oficial. Mais informações serão divulgadas em breve.

Para a nova tarifa, foram consideradas variações e atualizações no custo médio ponderado de gás (valor de compra da molécula), nas margens de distribuição (remuneração da companhia para oferecer o serviço) e no repasse da parcela de recuperação da Conta Gráfica.

Este último trata-se de um mecanismo regulatório utilizado para promover uma suavização na tarifa, evitando grandes oscilações em função das constantes flutuações da taxa de câmbio e do preço do petróleo tipo Brent.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento