FESTA

5 dicas para aproveitar o Carnaval de forma saudável

Especialista cita cuidados fundamentais para dias de folia sem danos.

5 dicas para aproveitar o Carnaval de forma saudável
O Carnaval 2024 terá três dias de programação gratuita em Maringá, com bloquinhos e atrações musicais - Foto: Freepik

Para muitas pessoas, o Carnaval é a melhor festa do ano. Todos sabemos que os dias de folia de Carnaval podem ser animados e inesquecíveis, mas precisam de cuidados e alguns alertas. Mas não é preciso se privar da festa. Com algumas pequenas atitudes é possível garantir a alegria, saúde e segurança e voltar para casa tranquilo.

Confira dicas fundamentais da Dra.Georgia Zattar, especialista em Nutrologia e Medicina Esportiva, para evitar problemas e garantir a diversão saudável:

  1. Hidratação é essencial

Estamos no verão e, por isso, é preciso ter atenção especial com a hidratação. Para minimizar os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos naturais, água de coco e refrescos com frutas frescas como: melancia, melão, tangerinas, laranjas e abacaxi. Vale destacar que bebida alcoólica não hidrata. Ao contrário, o álcool tem função diurética, ou seja, estimula o organismo a eliminar água através da urina, podendo causar desidratação.

  1. Use protetor solar

O uso do protetor solar é fundamental nos blocos diurnos e para a qualidade da maquiagem, brilho e glitter. Não é só para o carnaval, mas nessa data você precisa redobrar sua atenção. Aposte num protetor solar com fator de proteção alto e de acordo com o seu tipo de pele.

O protetor solar não somente evita que fique todo queimado no dia seguinte, como também diminui as chances de contrair o câncer de pele, que é o tipo de câncer com maior incidência no Brasil e no mundo.

  1. Alimente-se bem

É muito comum, no calor da folia, ingerir alimentos de baixo valor nutricional. Isso é um erro. “Lembre-se que seu corpo está exposto a muitos tipos de perigos e um sistema imunológico baixo é a porta de entrada principal para várias doenças”, alerta a Dra. Georgia.

Faça pelo menos três alimentações ricas durante o dia: tome um bom café da manhã, almoce – comida mesmo, nada de fast food – e jante para dormir bem nutrido. Como o Carnaval acontece no verão, não deixe de lado frutas, sucos e verduras. Caso se alimente na rua, preste atenção às condições de higiene e conservação dos alimentos. Não deixe que uma intoxicação alimentar interrompa sua festa.

  1. Cuidado com as doenças transmissíveis

Contatos íntimos, não apenas pelo sexo, mas por meio do beijo, são uma porta de entrada para vírus e bactérias. Por isso, tenha cuidado com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes. E não esqueça a camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação por outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis e hepatites virais (B e C).

  1. Roupas leves e arejadas

Todo mundo gosta de uma boa fantasia que represente seus gostos e estilo. O Carnaval é esse momento de colocar para fora toda a criatividade, mas cuidado: não deixe de lado seu conforto. Dra.Georgia recomenda ”Usar roupas leves, de algodão, ficar longe de tecidos sintéticos que esquentam mais e evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo, pois podem provocar micoses”.

Lembre-se de que você provavelmente vai andar bastante, pular e dançar. Por isso, pense em looks e calçados confortáveis. Nada de panos muito grossos, que podem esquentar, pinicar e até machucar, que ainda dificultam a transpiração, e cortes muito apertados, sobretudo nos pontos de dobra do seu corpo – joelho, cotovelos, cintura etc.

Carnaval 2024 em Maringá

O Carnaval 2024 terá três dias de programação gratuita em Maringá, com bloquinhos, atrações musicais e folia especial para crianças. A festa será realizada nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 14h às 21h, na Vila Olímpica. A entrada será gratuita com a arrecadação de um quilo de alimento e mais informações sobre retirada dos ingressos serão divulgadas em breve.

MD Assessoria e Relacionamento
Por Gabrielle Nascimento