SAÚDE

Vila Esperança, Zona 7 e Jardim Aclimação apresentam alta em número de casos de sífilis

De acordo com a Secretaria de Saúde, número de casos nas regiões universitárias até outubro de 2023 já é maior que total do ano passado inteiro.

Vila Esperança, Zona 7 e Jardim Aclimação apresentam alta em número de casos de sífilis
A doença tem cura e tratamento. Em caso de suspeita, a orientação da Secretaria de Saúde é procurar a UBS mais próxima para testagem. - Foto: Rafael Macri/PMM

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Vila Esperança, Zona 7 e Jardim Aclimação, nas regiões universitárias de Maringá, têm registrado alta no número de casos de sífilis. De acordo com a Secretaria de Saúde, entre janeiro e outubro deste ano, já foram confirmados 445 casos, número maior do que o do ano passado inteiro, quando foram registrados 434 casos.

Conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, a UBS Vila Esperança registrou o maior número de casos de sífilis na cidade, com 60 notificações, 13% do total de casos da cidade. Em seguida estão as UBSs Aclimação, com 29 casos, e Zona 7, com 27.

Com o objetivo de diminuir o número de casos, Prefeitura de Maringá promoveu conscientização sobre sífilis para alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Equipes da Secretaria de Saúde orientaram a comunidade acadêmica sobre a prevenção da doença e realizaram teste rápido gratuito.

“Precisamos levar a saúde e nossos serviços para os lugares em que as pessoas estão. A ação na UEM teve como objetivo atingir a comunidade daquela região, que é composta majoritariamente por universitários, reduzindo o número de casos e agravamento da doença”, diz o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

A sífilis é uma doença bacteriana transmitida por meio de relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou, então, para a criança durante a gestação ou parto. O uso de preservativos é a principal medida para prevenir a infecção.

A doença tem cura e tratamento. Em caso de suspeita, a orientação da Secretaria de Saúde é procurar a UBS mais próxima para testagem. Todas as unidades de Maringá realizam testes para sífilis.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa