TRÂNSITO

Setran intensifica ações no período de festas

Durante o período de fim de ano a Secretaria Municipal dos Transportes – Setran está trabalhando mais intensivamente para prevenir acidentes e conter excessos por parte dos condutores de veículos no trânsito maringaense durante o período.

De acordo com o secretário dos Transportes, Valdir Pignata, “nesta época do ano o número de carros na cidade praticamente dobra, o que faz com que motoristas e pedestres tenham que tomar mais cuidado no trânsito”.

O secretário ressalta que outra grande preocupação é com motoristas que dirigem pouco durante o ano e, nesta época, circulam mais pelo centro da cidade a passeio ou para fazer compras: “É preciso cautela.

Os motoristas devem ficar atentos ao excesso de velocidade, obediência à sinalização.

Com esses cuidados é possível reduzir o número de acidentes”.

Desde o mês passado a Prefeitura, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, entidades, empresas e instituições está trabalhando na campanha “Viva e Deixe Viver – pelo fim das mortes no trânsito”.

A base da idéia não é apenas educar, mas provocar impacto nas pessoas para que elas reflitam sobre a seriedade dos acidentes e a necessidade de mudança de atitude por parte dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

De acordo com estatística atualizada da Setran, do começo deste ano até a primeira quinzena de novembro, os acidentes de trânsito em Maringá resultaram em 66 vítimas fatais.

Desse total, 26 mortos eram motociclistas (39%), 4 passageiros de motos (6%), 19 pedestres (29%), 13 ciclistas (20%), um condutor de automóvel (2%) e 4 passageiros de automóveis (5%).