CIDADE

Ladrões furtam fiação de avenida no Novo Centro

Lâmpadas quebradas, placas de sinalização furtadas e fiação elétrica arrancada.

Essas e muitas outras ações de vandalismo, mobilizam todos os dias as equipes de manutenção da Prefeitura Municipal, que têm muito trabalho a fazer para repor materiais e ainda consertar estragos.

A despesa anual da administração para repor equipamentos e materiais danificados chega a R$ 1,5 milhão.

Desta vez o vandalismo alcançou a fiação subterrânea em um dos trechos da avenida Horácio Raccanello que na noite de ontem (19) foram furtados aproximadamente 900 metros de fios de cobre.

Segundo o diretor técnico da Urbamar, Edson Cantadori, funcionários da administração municipal estão trabalhando para fazer voltar a iluminação pública e o funcionamento de semáfaros na avenida: “Os dois lados da avenida, entre a Duque de Caxias e Basílio Saltchuk foram saqueados mas já estamos com equipes restabelecendo a rede de energia no local”.

Cantadori explica ainda que estes furtos geram muito prejuízo para a prefeitura: “A administração municipal está estudando ações que possam coibir definitivamente a ação desses marginais”.

Na relação de danos provocados ao patrimônio público, neste ano constam furtos de luminárias, hastes metálicas, placas de sinalização e quebra de globos de vidro e de policarbonato, da iluminação rebaixada de ruas.

Um levantamento, realizado em novembro pela Gerência de Iluminação Pública aponta que de cada 100 lâmpadas substituídas na cidade, 20 foram quebrados por de vândalos.

A proporção dos prejuízos pode ser medida pela quantidade trocada durante o ano: cerca de 16 mil lâmpadas, mil globos de policarbonato e 700 globos de vidro.

A despesa anual da Prefeitura para repor equipamentos e materiais danificados chega a R$ 1,5 milhão.

Os atos suspeitos e confirmados de vandalismo devem ser comunicados à Gerência de Defesa Social, que atende 24 horas por dia pelo telefone 3901-1915.

Não é necessário que o denunciante se identifique.