TRANSPORTE

Solicitação e recarga do Passe do Estudante de Maringá já está disponível; saiba como se cadastrar

Benefício garante deslocamento gratuito com transporte público durante ano letivo.

Solicitação e recarga do Passe do Estudante de Maringá já está disponível; saiba como se cadastrar
Os créditos passam a ser válidos no início do ano letivo das escolas, colégios e instituições de ensino superior. - Foto: Divulgação

A Secretaria de Mobilidade Urbana iniciou o período de recargas e solicitações de novos cartões do Passe do Estudante para o ano letivo de 2024. O benefício, que garante o deslocamento gratuito pelo transporte coletivo, é voltado para alunos do ensino fundamental, médio e superior. As solicitações podem ser feitas até 30 de março pelo site da Prefeitura de Maringá.

Os estudantes que já têm o cartão terão a recarga liberada após cinco dias úteis. Para os cartões novos, a emissão ocorre em até 20 dias após efetuar o pedido. A retirada deve ser feita na instituição de ensino em que o aluno está matriculado.

Os créditos passam a ser válidos no início do ano letivo das escolas, colégios e instituições de ensino superior. A rede municipal inicia as aulas em 7 de fevereiro e a rede estadual retoma as atividades em 5 de fevereiro.

Confira os critérios para obter o Passe do Estudante:

  • Residir e estudar em Maringá ou nos distritos de Floriano e Iguatemi;
  • Morar a uma distância mínima de mil metros da instituição de ensino;
  • Estar matriculado no ensino fundamental, médio ou superior com aulas presenciais nas redes municipal, estadual ou particular.

Os estudantes podem usar dois créditos diários, entre segunda e sexta-feira, no período entre às 5h e a meia-noite, com horário de funcionamento variado pelo turno em que frequenta as aulas: das 5h às 14h (período matutino), das 11h às 20h (período vespertino), e das 17h até a meia-noite (período noturno).

Alunos que fazem contraturno escolar deverão informar a situação durante o cadastro para ampliar o horário de liberação do passe.

Segunda via

Estudantes que têm o Passe do Estudantes e perderam o cartão podem solicitar a segunda via, mediante pagamento de taxa de R$ 24. Nestes casos, o aluno ou responsável deverá fazer o pedido na loja da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), no Terminal Urbano. Após 24 horas, o estudante poderá realizar a recarga pela internet.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento