GERAL

Serviços fraudulentos e desvio de caixa: conheça alguns golpes comuns em condomínios

Táticas dos golpistas podem trazer problemas aos condôminos

Serviços fraudulentos e desvio de caixa: conheça alguns golpes comuns em condomínios
Conferir o comprovante de pagamento ao lado do documento fiscal é uma das principais dicas para não cair em golpes financeiros. - Foto: Freepik

O mercado dos condomínios é um dos que mais movimentam a economia no Brasil — cerca de R$ 165 bilhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP). Para contar vantagem, criminosos têm inovado em suas táticas, com serviços fraudulentos, funcionários falsos, desvios de caixa, boletos falsos, entre inúmeros outros desserviços ao condômino.

O diretor-geral da Aliança Administradora de Condomínios, Jaime Machado, traz dicas de como evitar cair nesses golpes e esquemas. “O atraso no pagamento das contas do condomínio e a falta de apresentação dos efetivos comprovantes podem ser um sinalizador importante tanto da gestão do síndico quanto da sua administradora”, sinaliza.

Conferir o comprovante de pagamento ao lado do documento fiscal é uma das principais dicas para não cair em golpes financeiros. No extrato do condomínio deverão constar digitalizados a Nota Fiscal e o respectivo comprovante. “Isso é importante porque se os pagamentos não estiverem sendo efetivados, há possibilidade de a administradora não possuir verba para fazê-los”, explica o diretor-geral.

Machado também ressalta que um indício de problemas financeiros em uma administradora é a demora para disponibilizar ou repassar o valor que um condomínio possui em caixa para a nova administradora. “Atrasos de pagamentos podem ocorrer por excesso de demanda, extravio de e-mails e outros fatores externos, mas se um prestador de serviços passa a reclamar corriqueiramente que seu pagamento tem sido efetuado com atraso, pode ser um alerta para a falta de caixa de uma administradora”, diz o diretor. Ele finaliza informando que validar se o extrato de contas da administradora está em dia e solicitar a verificação do extrato bancário, pode salvar o condômino de surpresas desagradáveis no futuro.

Aliança