SAÚDE

Hospital Universitário de Maringá vai duplicar capacidade de realização de partos

Com ampliação da unidade, HUM terá 25 leitos obstétricos e cerca de 180 procedimentos por mês a partir de 2024.

Hospital Universitário de Maringá vai duplicar capacidade de realização de partos
Ampliação visa absorver a demanda da maternidade do Hospital Metropolitano de Sarandi. - Foto: Divulgação UEM

O setor de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), a partir do início de 2024, contará com mais 10 novos leitos. A ampliação foi garantida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Atualmente são 15 leitos e cerca de 90 partos realizados por mês e, com o aumento previsto, o número de procedimentos vai ser dobrado.

A medida de ampliação tem por objetivo ampliar o serviço na região, o que inclui absorver a demanda da maternidade do Hospital Metropolitano de Sarandi que encerrou a prestação deste tipo de serviço.

Os novos leitos se somam aos outros 191 disponibilizados no HUM, entre Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermarias e leitos médicos cirúrgicos, proporcionando atendimento a pacientes dos municípios de abrangência da 15ª Regional de Saúde.

“Essa ampliação vai beneficiar várias cidades da nossa região e para garantir a qualidade da assistência que prestamos, estamos nos preparando para receber as mulheres, que terão seus bebês aqui conosco, da melhor forma possível, inclusive com o aumento do número de profissionais. Toda equipe diretiva do hospital vem trabalhando juntamente com a Sesa para beneficiar a população com serviços de excelência”, explica a superintendente do HUM, Cremilde Radovanovic.

Novos leitos do HUM

Em 2023 o HUM abriu outros 54 leitos distribuídos em diferentes setores do hospital. Dos novos leitos, 34 foram inaugurados na clínica médico-cirúrgica, que passou de 42 para 76. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que até junho contava com seis leitos, hoje atende com 10. Também foi aberta uma nova UTI Pediátrica com mais oito leitos, além da enfermaria pediátrica que de 15 foi ampliada para 23 leitos.

Universidade Estadual de Maringá
Por Gabrielle Nascimento