EDUCAÇÃO

Inscrições para o Sisu começam em 22 de janeiro

Mais de 264 mil vagas estarão disponíveis para estudantes que fizeram o Enem.

Inscrições para o Sisu começam em 22 de janeiro
Nesta edição, o Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas nas instituições participantes para o ano. - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas entre 22 e 25 de janeiro. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, e não zeraram a prova da redação, concorrem a 264.254 vagas em 127 instituições públicas do país. Cada candidato pode escolher até duas opções de cursos.

De acordo com informações do Ministério da Educação, os resultados serão divulgados em 30 de janeiro, no Portal Único de Acesso, e os selecionados poderão concluir as matrículas entre os dias 1º e 7 de fevereiro.

Novidades

Nesta edição, o Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas nas instituições participantes para o ano. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Ingressar no segundo semestre leva em conta as vagas disponíveis e a ordem de classificação dos candidatos.

Segundo o MEC, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, já que isso depende da classificação no curso. Se selecionado, o candidato deverá realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

O ingresso do estudante no curso, no entanto, dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido. Assim, será a classificação do candidato que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre, conforme edital específico de cada instituição de ensino superior

Outra novidade é que a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Segundo o MEC, o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Maringa.Com, com informações da Agência Brasil
Por Vanessa Santa Rosa