GERAL

Mostra reúne mais de 500 tipos de orquídeas

A Associação dos Orquidófilos de Maringá e região (Assomar) expõe mais de 500 tipos de orquídeas neste fim de semana, das 10h às 22h, no Espaço Multiuso do Centro de Convenções do shopping Aspen Park, que fica no 3º piso.

A infinidade de tipos de orquídeas se explica pelo grande número de espécies existentes.

Segundo o produtor de orquídeas, Rogério Miura,que participa da mostra, estima-se que existam mais de 30 mil espécies de orquídeas pelo mundo.

Cada espécie também possui variedades genéticas que originam grande diversidade de cores e formas.

Há também as orquídeas híbridas, que resultam da mistura de duas espécies, combinação que pode ser produzida tanto pela natureza como pela ação do homem em laboratório, de acordo com Miura.

A variação no formato, no tamanho e nas cores de cada flor é múltipla, há desde as muito pequenas até as mais exuberantes.

O que caracteriza todas como orquídeas é o formato da flor, que sempre possui três sépalas e três pétalas, sendo que uma das pétalas (a do meio, que se chama labelo) é modificada, ou seja, mais exuberante que as outras para atrair os insetos.

A diversidade de orquídeas pode ser observada na mostra que reúne plantas de associados da Assomar, que são orquidófilos por hobby e não comercializam.

Na exposição há também mudas trazidas por produtores de fora para serem comercializadas.

O preço das plantas pode variar de R$ 10 a R$ 150 de acordo com a raridade da orquídea.

Roberto Borges, outro produtor de orquídeas que está na exposição, explica essas flores podem ser dividas em categorias como: micro, exótica, botânica, híbrida, espécie nacional e espécie estrangeira.

Segundo a presidente da Assomar, Geralda Lima, que é a organizadora da exposição, a associação foi criada em 2003 com a finalidade de reunir adoradores e colecionadores de orquídeas.

Nas reuniões, que são realizadas mensalmente, os cultivadores trocam informações e dicas sobre as plantas, de acordo com ela.

“Nós não vendemos nossas plantas, mas às vezes trocamos entre nós.

E cultivamos porque é apaixonante.

As flores são encantadores, eu mesma, perdi as contas de quantas tenho em casa.

Meu marido construiu um cantinho em minha casa para eu colocá-las e já teve de aumentar porque ficou pequeno” (risos), conclui Geralda.

Contatos: Rogério Minoru Miura – produtor de orquídeas de Arapongas (PR) e Geralda Lima – presidente da Assomar e Organizadora da exposição: 9916-6405

Além de Miura, também estão presentes outros dois produtores: Chácara Bela Vista de Assis (SP) e JR Orquídeas de Cafelândia (SP)