CIDADE

Natal Ingá: iluminação natalina é convite para sair de casa

“Maravilhosa, impressionante.

Realmente, muito bonita”.

Foi assim que a paulistana Maria Cândida Rodrigues definiu a iluminação da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória que foi totalmente decorada para celebrar a chegada do Natal.

Maria está de passagem por Maringá e, segundo ela, não pôde deixar de passear pelo centro da cidade.

“Vim apenas fazer algumas compras e como sei que os maringaenses decoram as ruas e avenidas no período natalino aproveitei para passear.

A decoração natalina deste ano está muito linda e a Catedral está especial”.

Realmente este ano o monumento, de 124 metros de altura, ganhou uma atenção especial por parte da Prefeitura e da Copel que colocaram mais de 200 mil lâmpadas em 5.200 metros de mangueiras luminosas e dois mil metros de cordões.

A cruz que fica no alto da Catedral também recebeu uma estrela de cinco metros.

Quem visita a praça da Catedral também se impressiona com o presépio de areia montado ao lado da igreja em tamanho natural.

A Sociedade Rural de Maringá com apoio da Cocamar é a responsável pelo projeto que tem imagens de Maria, José e o Menino Jesus esculpidas em dois metros de areia.

Além desses personagens, que simbolizam o espírito natalino, o artista plástico João Batsita de Lima faz outras esculturas com a presença do público que também se encanta com os animais soltos em um curral.

Além das ruas e avenidas os maringaenses também entraram no clima de Natal decorando casas, prédios e lojas comerciais.

Para incentivar essa decoração individual a Associação Comercial e Empresarial de Maringá – Acim realizou o concurso de decoração natalina, quando os prêmios aos vencedores das quatro categorias disputadas foram entregues na manhã desta quinta-feira (14).

“Temos que agradecer a participação da população.

A cidade está muito bonita, entrou mesmo no clima de Natal.

Isso aconteceu graças à organização da comunidade”, comentou o presidente da Acim, Carlos Cardoso Tavares.

Outra opção para continuar o passeio pela cidade é passar pela praça Napoleão Moreira da Silva onde está instalada a Vila do Papai Noel, que além da casa do “bom velhinho” abriga também a Vila do Artesão, Vila Gourmet e o Palco Encantado, que apresenta atrações diárias.

Diariamente, cerca de 1,2 mil visitantes passam pela Vila do Papai Noel para visitar o bom velhinho e ver de perto as atrações do Natal Ingá.

As visitas aumentam no final do dia quando os pais aproveitam as noites de calor para passeram com os filhos que se encantam com o “Trem do Noel” que faz passeios pelo centro da cidade.

O barulho da “Maria Fumaça” garante a diversão das crianças que cantam e acenam para a população que está nas ruas da cidade.

Toda essa movimentação noturna favorece o comércio da cidade que aproveita para fechar o ano com saldo positivo.

Basta andar pelas ruas à noite para notar que as compras vão bem.

“Estamos vendendo bastante.

Após às 18 horas as lojam começam a ficar lotada.

Todo mundo aproveitando para comprar presentes”, diz a gerente de uma loja de roupas do centro da cidade.

“Aproveito que as lojas estão abertas até às 22 horas para passear com a família e comprar algumas lembraças.

Neste calor é impossível ficar em casa, por isso nada melhor do que ver vitrines e comprar o que precisamos”, diz o comerciante Manuel Soares.