EDUCAÇÃO

Veja a lista de candidatos a diretores da rede municipal de ensino em Maringá

Eleição acontece nesta terça-feira (5) com mais de 30 mil pessoas aptas a votar. Saiba mais.

Veja a lista de candidatos a diretores da rede municipal de ensino em Maringá
Das 117 unidades escolares, apenas 12 não tiveram candidatos. - Foto: Divulgação/PMM

A eleição para escolha de diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais de Maringá ocorre nesta terça-feira (5), das 7h às 18h30. As urnas de votação ficarão nas unidades. No total, 128 candidatos participam das eleições e 31.236 pessoas estão aptas a votar.

Podem votar todos os servidores das unidades, pais ou responsáveis legais pelos alunos e alunos com 16 anos ou mais. A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca a importância da participação de toda a comunidade escolar no processo de escolha.

“É fundamental que todos os pais ou responsáveis compareçam às unidades e exerçam o direito de escolha. A participação dos servidores também é muito importante. O processo de consulta garante a construção de um ambiente escolar ainda melhor e participativo”, afirmou.

Será permitido um único voto por família, manifestado pelo pai, mãe ou responsável, independentemente do número de filhos na instituição. O voto é direto, secreto, igualitário e facultativo. Para votar é necessário apresentar documento de identificação com foto. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2024 e terão mandato de dois anos. Clique aqui e confira a lista de candidatos à diretoria das Cmeis de Maringá.

Das 117 unidades escolares, 12 não tiveram candidatos. Não haverá eleição nos Cmeis Anjo da Guarda, Dra. Zilda Arns, João XXIII, José Luiz Beltran, Luiza Martos Murcia Fontes, Pioneira Tereza M. Fernandes e nas escolas municipais Professora Agmar dos Santos, Professora Benedita Natália, Gabriela Mistral, José Galetti, Dona Lázara Ribeiro Vilella e Professora Odette Alcântara. Nestes locais, conforme a lei municipal nº 1.400/2023, o diretor será nomeado por ato do Executivo.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento