SEGURANÇA

Setran instala grade de proteção para pedestres na Brasil com Duque

Para prevenir atropelamentos em um dos pontos mais movimentados da cidade, a Secretaria dos Transportes – Setran está instalando, na esquina das avenidas Brasil e Duque de Caxias, uma grade de proteção para que pedestres atravessem a rua apenas na faixa.

De acordo com o secretário Valdir Pignata, a resistência pela ação correta por parte dos pedestres tem ocasionado acidentes no local.

A instalação da grade não é novidade em Maringá.

A primeira delas foi instalada na esquina da avenida Brasil e da rua Piratininga e também há uma grade na rotatória das avenidas Juscelino Kubitscheck e Cerro Azul: “Nos dois locais a grade funcionou muito bem.

Os pedestres têm que atravessar na faixa e evitam muitos acidentes”.

De acordo com Pignata, na Brasil com a Duque estão sendo instalados 120 metros de grade, com custo aproximado de R$ 6 mil.

A mão-de-obra é da Setran.

Desde o mês passado a Prefeitura, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, entidades, empresas e instituições está trabalhando na campanha “Viva e Deixe Viver – pelo fim das mortes no trânsito”.

A base da idéia não é apenas educar, mas provocar impacto nas pessoas para que elas reflitam sobre a seriedade dos acidentes e a necessidade de mudança de atitude por parte dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

De acordo com estatística atualizada da Setran, do começo deste ano até a primeira quinzena de novembro, os acidentes de trânsito em Maringá resultaram em 66 vítimas fatais.

Desse total, 26 mortos eram motociclistas (39%), 4 passageiros de motos (6%), 19 pedestres (29%), 13 ciclistas (20%), um condutor de automóvel (2%) e 4 passageiros de automóveis (5%).