GERAL

PR promove seminário para reconquistar mercado de carne

Para demonstrar que o estado do Paraná está livre da febre aftosa e revelar o potencial comercial da indústria de carnes paranaense, a Secretaria de Agricultura do Paraná e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no estado realizaram nesta terça-feira (12), em Brasília, seminário para tratar do restabelecimento do status sanitário de área livre de febre aftosa, com vacinação.

"Trata-se de um ato de reaproximação dos países compradores de carne.

Precisamos mostrar que o Paraná tem condições de continuar exportando carne de qualidade nas mesmas condições que exportava antes do embargo", esclareceu o secretário de Agricultura e Abastecimento, Newton Pohl Ribas.

Nesse sentido, de acordo com a assessoria do governo do Paraná, Foram convidados embaixadores dos países compradores de carne do Paraná, senadores, deputados federais integrantes da Comissão de Agricultura e representantes dos ministérios da Agricultura e das Relações Internacionais.

"Pretendemos mobilizar os embaixadores, mostrar nossos produtos, e provar que no Paraná superou a crise e está pronto para voltar a fornecer carne de qualidade para o mundo", completou Ribas.

No dia 19 de outubro o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes, anunciou a liberação das áreas que se encontravam com restrições, por causa da febre aftosa, no Paraná.

No dia 6 de novembro, foi publicada em Diário Oficial a Instrução Normativa 61/06 do Ministério da Agricultura suspendendo as restrições impostas às sete propriedades decretadas como foco de febre aftosa no Paraná.

De janeiro a setembro deste ano o Paraná exportou 8,5 mil toneladas de carne bovina, contra 31 mil toneladas em relação ao mesmo período do ano passado.