EDUCAÇÃO

Três cursos de graduação da UEM conquistam nota máxima do Enade 2022; veja quais

Exame avalia rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. Saiba mais.

Três cursos de graduação da UEM conquistam nota máxima do Enade 2022; veja quais
Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. - Foto: Divulgação

Os cursos de Direito, Psicologia e Secretariado Executivo Trilíngue, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), todos bacharelados, receberam a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O resultado com nota 5 foi divulgado no dia 31 de outubro, pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF).

Outros cursos também foram avaliados: Administração, Ciências Contábeis (ambos do câmpus de Maringá), Ciências Contábeis (câmpus de Cianorte) e Serviço Social (câmpus de Ivaiporã), obtiveram a nota 4. Ciências Econômicas ficou com nota 3 e Administração Pública EaD nota 2, ambos de Maringá. Todos os cursos acima são de bacharelado.

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos.

Segundo o questionário, predominam: mulheres (59,6%), brancas (52,9%), solteiras (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e indivíduos que trabalham 40h semanais ou mais (51,4%).

Enade 2022

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Universidade Estadual de Maringá
Por Gabrielle Nascimento