CAMPANHA

Campanha da Ceasa Maringá “O Seu Desperdício é o Meu Alimento” tem novo apoio

A Prefeitura vai ampliar o auxílio ao Banco de Alimentos da Ceasa dentro da campanha “O Seu Desperdício é o Meu Alimento”, lançada na semana passada em Maringá. Atualmente a prefeitura mantém parte da equipe de trabalhadores no banco, que fornece alimentos doados a 43 entidades assistenciais do município. Em média o banco arrecada e repassa 70 toneladas de produtos variados por mês.

Nesta quarta-feira (25), o prefeito Silvio Barros em visita a Ceasa, ouviu as reivindicações dos lojistas e da direção da central, e prometeu dentro do possível atender as reivindicações. A maior carência do banco atualmente, explica a gerente da Ceasa Maringá, Sueli Bertolo, é de pessoal. O município disponibiliza três servidores para realizar o trabalho de coleta, seleção e entrega dos produtos arrecadados.

A arrecadação de alimentos para doação começou há pelo menos uma década por iniciativa dos próprios atacadistas que atuam dentro da central de Maringá. Todos os produtos sem valor comercial, mas em bom estado para o consumo eram arrecadados e repassados às entidades. A Ceasa criou então o banco como uma central de doações, centralizando e organizando o serviço. “Além das 43 entidades cadastradas ainda atendemos igrejas e outras instituições que promovem eventos assistenciais”, revela Sueli.

Existe também uma fila de espera de entidades aguardando a ampliação das doações. Sueli explica que a campanha lançada agora pretende atender estas entidades e ao mesmo tempo reduzir o descarte de produtos considerados próprios para o consumo. “Hoje o volume de perdas supera o de doações e queremos reverter isso”, defende a gerente.

O presidente da Associação dos Usuários da Ceasa de Maringá, José Carinhato, revela que a seleção já é feita dentro dos boxes e muitos atacadistas estão inseridos no programa de doações. “Mas vamos ampliar esse serviço”, prevê.

Serviço:

A Central de Abastecimento de Maringá (Ceasa), possui 132 boxes e abriga 88 empresas, além de 287 produtores cadastrados para utilizar a praça de comercialização. Em média 40 produtores utilizam a praça diariamente.

Outras informações pelo telefone: (44) 3266-1147 / Suely Bertolo.

PMM