Parque de Ibiporã, a 25 km de Londrina, tem grandes obras expostas a céu aberto; veja fotos
Espaço em que o acervo está localizado foi inaugurado no último sábado (28).
O Parque Geminiani Momesso, localizado em Ibiporã, a 25 km de Londrina, recebeu duas obras de artistas renomados e que, agora, fazem parte do acervo a céu aberto do paraíso ecológico: ‘Espaço Arco-Íris’, de Yutaka Toyota, e uma escultura do paulistano Claudio Tozzi. Veja as das obras mais abaixo.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Os artistas estiveram no evento de inauguração, realizado no último sábado (28), que também contou com a presença do colecionador Orandi Momesso e de autoridades, como Octavio Henrique Garcia Cortes, embaixador do Brasil no Japão; Ryosuke Kuwana, Consul Geral do Japão em São Paulo; e Ratinho Junior, governador do Paraná.
Localizada em uma área de 1.355 milhão de metros quadrados, e com uma mata que encontra o Rio Tibagi, a área do parque foi doada por Momesso e está sendo transformada em centro cultural, com exposições das obras de seu acervo.
Para separá-las em diferentes segmentos, 12 pavilhões serão construídos. Entre os espaços confirmados estão os dedicados a obras do escultor Angelo Venosa, objetos de engenho, urnas funerárias pré-cabralinas (período anterior à chegada dos portugueses no Brasil), arte popular, sacra, de povos originários, mobiliário, carrancas e o pavilhão Raphael Galvez, destinado para exposições temporárias. Restaurantes e cafés também estarão presentes no local.
“Essas obras espelham a arte brasileira e quero deixá-las para a comunidade local, estadual, brasileira e internacional”, afirma o colecionador, que reuniu as obras ao longo de 50 anos.
A obra ‘Espaço Arco-Íris’ foi criada pelo artista Yutaka Toyota em celebração ao Centenário do Tratado da Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. O monumento foi concebido em duas partes iguais. A primeira foi implementada em 1995, em Yokohama, no Japão e, 28 anos depois, a parte complementar está instalada no museu a céu aberto de Ibiporã.
Já a escultura de Claudio Tozzi tem seis metros de altura e foi executada com a aplicação de tesselas de vidro em uma base de alvenaria estrutural. Instalada em meio ao verde do parque, uma das características das obras do artista é sua fusão com o ambiente em que estão inseridas.