GERAL

Paulistas vencem campeonato de balonismo

Terminou neste domingo (10), com provas no período da manhã, o 19º Campeonato Brasileiro de Balonismo que contou com a participação de 16 equipes que durante seis dias coloriram o céu de Maringá a bordo de seus balões.

A premiação aconteceu ontem no Hotel Elo e os três primeiros colocados foram os pilotos paulistas Eduardo Mello, que consagrou-se campeão, Luis Silvestre e Fábio Passos, segundo e terceiro colocado, respectivamente.

O prefeito Silvio Barros acompanhou algumas provas na tarde de sábado (10) e agradeceu as equipes por elegerem Maringá para sediar o campeonato.

"Vocês são muito bem recebidos em Maringá.

Nós, maringaenses, agradecemos por nos dar a alegria de poder olhar para o céu e ver o espetáculo dos balões sobrevoando nossa cidade.

A Prefeitura sempre que puder fará o possível para trazer eventos deste porte que alegram nosso dia".

Na noite de sábado (10) os maringaenses foram presenteados com um espetáculo noturno no Estádio Municipal Willie Davids, quando os balões amarrados por cordas fizeram um vôo no campo do estádio iluminando todo o local.

Para o secretário dos Esportes e Lazer, Roberto Nagahama, campeonatos deste porte divulgam o nome de Maringá.

"Sediar um campeonato brasileiro é importante para nossa cidade.

A Prefeitura procura oferecer toda infra-estrutura necessária para trazer competições assim.

O campeonato ocorreu dentro do previsto e finalizar a competição com este espetáculo noturno é dar mais um presente aos maringaenses".

O campeonato foi realizado pela Prefeitura do Município de Maringá ­Secretarias da Indústria e Comércio e Esportes e Lazer, em parceria com Maringá Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira de Balonismo e a Balonismo Promoções & Eventos.

Participaram da competição 16 equipes, formadas pelos melhores pilotos do país, que entre os dias 5 e 10 de dezembro sobrevoaram o céu maringaense.

O piloto de São Paulo, Marcos Paulo da Silva, disse que Maringá é uma das melhores cidades do país para a prática do balonismo.

"Maringá é uma ótima cidade para realizar provas de alvo, que são as que somam pontos para o campeonato brasileiro, por ter muito campo aberto que nos proporciona muitos lugares para pousar".

O primeiro balão foi desenvolvido pelos irmão Montgolfier, que no dia 5 de junho de 1783, na França, fizeram subir a primeira aeronave a ar quente.

Os irmãos Montgolfier e Jean Pilatre de Rozier, em 21 de novembro de 1783, teriam sido os primeiros balonistas da história, usando pela primeira vez hidrogênio no lugar de ar quente.

O primeiro vôo de balão no Brasil foi em 1885, quando Edouard Heilt voou alguns segundos no Saco de Alferes, no Rio de Janeiro (RJ), mas foi o brasileiro Augusto Severo de Albuquerque que pilotou o balão Bartolomeu de Gusmão sobre Realengo, no Rio de Janeiro (RJ), em 1894.

Voar de balão passou a ser um passeio seguro.

Em julho de 1987, em Casa Branca (SP), foi realizado o 1º Encontro Brasileiro de Balonismo e em 19 de dezembro de 1987 foi fundada a ABB - Associação Brasileira de Balonismo, com sede em São Paulo.