SAÚDE

Dengue: índice de infestação predial em Maringá é de risco médio

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde foram coletados entre 25 e 30 de setembro.

Dengue: índice de infestação predial em Maringá é de risco médio
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% indica baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% risco médio e acima de 4% alto risco. - Foto: Rafael Macri/PMM

O índice de infestação predial da dengue, em Maringá, é de 1,4%, porcentagem considerada de risco médio, mostra os dados do 4º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) de 2023, realizado pela Prefeitura de Maringá.

Os dados foram coletados pelas equipes da Secretaria de Saúde entre 25 e 30 de setembro. O levantamento completo, com informações por Unidade Básica de Saúde (UBSs) e principais criadouros do mosquito da dengue, será apresentado na terça-feira (31),

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% indica baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% risco médio e acima de 4% alto risco.

O gerente de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Eduardo Alcântara, explica que o levantamento permite o monitoramento da dengue nos bairros da cidade e contribui para atuação estratégica dos agentes de combate à endemias. “A partir dos dados, vamos intensificar a atuação nas regiões em que há necessidade. O levantamento também mobiliza a comunidade no combate da doença ao mostrar as áreas com maior índice de infestação”, afirma.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa