ASTRONOMIA

Saiba que horas último eclipse do ano tem início e como será a visibilidade no Paraná

Eclipse lunar parcial acontece neste sábado (28) com visibilidade diferente em cada região. Fenômeno também será transmitido ao vivo. Saiba mais.

Saiba que horas último eclipse do ano tem início e como será a visibilidade no Paraná
Durante um eclipse lunar, a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, o que resulta na projeção de uma sombra sobre a Lua. - Foto: Freepik

O último fenômeno astrológico do ano, um eclipse lunar parcial, acontece neste sábado (28) com visibilidade diferente em cada região do Brasil. Para aqueles que não puderem ver, o canal Time and Date fará uma transmissão ao vivo do eclipse, que terá início às 15h30 e segue até 19h30.

De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse lunar será visível em apenas algumas regiões do país, mas em fase penumbral, ou seja, coberta por uma sombra mais clara da Terra. No Paraná, a visão será de uma meia lua coberta por uma leve sombra e poderá ser observada até 19h30.

Entenda o eclipse lunar parcial

Durante um eclipse lunar, a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, o que resulta na projeção de uma sombra sobre a Lua. No caso do fenômeno registrado neste sábado (28), a sombra será apenas uma penumbra, causando uma cobertura parcial do astro.

Aqueles que tiverem interesse de ver o eclipse lunar parcial poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube do Observatório Nacional, em parceria com o Time and Date, organização internacional que fornece serviços relacionados ao tempo, clima, fenômenos astronômicos e fusos horários. A transmissão tem início às 15h30 e encerra àss 20h (horário de Brasília).

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento