IGUALDADE RACIAL

Troféu Olhar Consciência Negra: primeira edição será realizada no dia 17 de novembro

Prêmio municipal vai homenagear personalidades que atuam em prol da igualdade racial e da cultura afro-brasileira. Saiba mais.

Troféu Olhar Consciência Negra: primeira edição será realizada no dia 17 de novembro
Premiação marca a abertura do Festival Afro-Brasileiro de Maringá 2023, que será realizado entre 17 e 19 de novembro. - Foto: Divulgação

Organizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e as secretarias de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) e Cultura, Maringá terá a primeira edição do prêmio municipal Troféu Olhar Consciência Negra, que vai homenagear personalidades que atuam em prol da igualdade racial e da cultura afro-brasileira.

Os candidatos interessados em participar da premiação devem ter representatividade nos setores cultural, artístico ou de religião de matriz africana, além de atuação pela igualdade racial e cultura afro-brasileira na cidade. Os interessados em concorrer devem se inscrever até o dia 31 de outubro através deste formulário online.

Uma comissão formada por representantes das secretarias de Cultura e da Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), por meio da Gerência de Igualdade Racial, da Câmara de Maringá, Movimento Negro e o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial serão responsáveis por escolher o vencedor.

O prêmio será entregue em 17 de novembro de 2023, durante a abertura do Festival Afro-Brasileiro de Maringá. O evento deste ano, que será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, terá como tema: Do ancestral ao contemporâneo: “Nossos passos vêm de longe”.

O tema é inspirado na frase clássica de Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil, e que promove a reflexão sobre o legado da comunidade negra. A programação completa e atrações do evento serão divulgadas em breve.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento