GERAL

Vila do Artesão é atração do Natal Ingá

Artesãos de Maringá estão dando um colorido a mais à programação do Natal Ingá.

Todos os dias, a partir das 9 horas, eles estão expondo seus trabalhos na Vila do Artesão na praça Napoleão Moreira, onde também estão localizadas a Vila do Papai Noel e a Vila Gourmet.

De acordo com a gerente municipal de Turismo, Rosangela Danielides, essa é mais uma ação da Prefeitura para valorizar o artesão: “A promoção de eventos voltados para o artesanato era um anseio antigo da categoria, que se dizia um pouco desmotivada com o poder público.

A administração está realizando algumas ações neste sentido, como disponibilizar espaço em feiras e eventos para a exposição e venda dos produtos, dar mais incentivos para as associações maringaenses, promover o artesanato local em eventos realizados fora de Maringá”.

O espaço conta com a exposição de diversos artigos em artesanato, como chinelos, kits de sabonetes, bijuterias, toalhas personalizadas, tapetes, caixas decoradas e telas com vários motivos.

Estão expondo os artesãos da Associação dos Artesãos de Maringá – Artemar, Associação dos Artesãos Cidade Canção - Artecic, Arte da Terra, Cooperativa do Jardim Liberdade e autônomos credenciados.

Para o presidente da Artemar, Leonil Lara, a iniciativa da administração municipal de juntar a Vila do Artesão à Vila do Papai Noel deu novo ânimo ao comércio de artesanato: “o trabalho que vem sendo feito junto aos artesãos tem colaborado muito com a categoria.

A vinda da exposição para perto da casa do Papai Noel fez crescer o movimento e a procura pelos nossos produtos”.

Para a artesã Alice Matsushita, que expõe no Sesc e nas edições do Domingo no Parque, a iniciativa traz benefícios aos artesãos: ”Um número maior de pessoas pode conhecer nosso produto aqui na Vila do Artesão”.

A valorização do artesanato é uma constante da administração municipal.

Em novembro foi realizado um seminário de artesanato, quando foram discutidos assuntos como a importância do artesanato brasileiro, as dificuldades, a oportunidade e as estratégias de empreendedorismo e desenvolvimento; as formas de inserir o artesanto no mercado nacional e internacional; o artesanato como recurso turístico; os programas de artesanatos no Paraná; como transformar o artesanato em fonte de cultura e renda; as técnicas utilizados no bambu, entre outros.

Esses temas foram debatidos com palestrantes de Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Ceará, Manaus, Londrina, Campo Mourão e Maringá.

Além dessas ações, os artesãos também tiveram o número de estandes ampliado para 50 na Festa das Nações, e destaque maior durante a Expoingá, quando a prefeitura cedeu espaço para que pudessem expor e comercializar seus produtos.

Os artesãos são credenciados à Artemar.