Eclipse anular do sol: confira dicas de como observar o raro fenômeno na região de Maringá
“Anel de fogo” ficará visível em todo o Brasil de forma total ou parcial, dependendo do estado. Saiba mais.
Neste sábado (14), todos os brasileiros poderão testemunhar um raro fenômeno astronômico: o eclipse anular do sol. Chamado de “Grande Eclipse das Américas”, o anel de fogo será visível em todo o território nacional, mas em algumas regiões mais completo que em outras. Confira como será a visibilidade em Maringá e dicas para uma observação segura.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse solar será visível por completo nas regiões Norte e Nordeste do país. Na região Sul, incluindo Maringá, a visibilidade será entre 30% a 40%, o suficiente para o sol ficar parecendo uma lua minguante. O melhor horário para observação será a partir das 15h.
Dicas para uma observação segura
Independente da região, é necessário destacar que a observação do eclipse solar exige cuidados. Não é recomendado olhar diretamente para o sol, devido aos danos irreparáveis que a luz causa na retina, podendo prejudicar a visão. Por isso, para fazer uma observação direta, é fundamental o uso de lentes especiais com filtros adequados como, por exemplo, o de solda nº 14 (ou superior, com ISO 12312-2). O item é de fácil acesso com preços inferiores a R$ 5.
Outra alternativa, gratuita, é observar o sol através de projeção. A projeção solar é como vemos o astro quando sua intensa luz passa por um pequeno buraco ou furo, criando uma imagem redonda, chamada de "bolinha". Isso acontece porque o Sol está sendo projetado através desse buraco. Durante um eclipse, essa projeção pode mostrar o Sol com uma parte faltando, coberta pela Lua. Essa técnica nos permite ver o eclipse com segurança, observando a sombra das árvores ou usando um buraco em um objeto, como um papelão.
Vale lembrar que óculos de sol não protegem a visão de uma observação direta ao sol.
Aqueles que tiverem interesse de ver o eclipse anular solar completo poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube do Observatório Nacional, em parceria com o Time and Date, organização internacional que fornece serviços relacionados ao tempo, clima, fenômenos astronômicos e fusos horários. A transmissão terá início às 11h30 (horário de Brasília).