ASTRONOMIA

Eclipse anular do sol: confira dicas de como observar o raro fenômeno na região de Maringá

“Anel de fogo” ficará visível em todo o Brasil de forma total ou parcial, dependendo do estado. Saiba mais.

Eclipse anular do sol: confira dicas de como observar o raro fenômeno na região de Maringá
De acordo com o Observatório Nacional, o melhor horário para observação do eclipse solar será a partir das 15h. - Foto: Ilustrativo/Freepik

Neste sábado (14), todos os brasileiros poderão testemunhar um raro fenômeno astronômico: o eclipse anular do sol. Chamado de “Grande Eclipse das Américas”, o anel de fogo será visível em todo o território nacional, mas em algumas regiões mais completo que em outras. Confira como será a visibilidade em Maringá e dicas para uma observação segura.

De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse solar será visível por completo nas regiões Norte e Nordeste do país. Na região Sul, incluindo Maringá, a visibilidade será entre 30% a 40%, o suficiente para o sol ficar parecendo uma lua minguante. O melhor horário para observação será a partir das 15h.

Mapa da visibilidade do elipse solar na América Latina. Foto: eclipsewise.com

Dicas para uma observação segura

Independente da região, é necessário destacar que a observação do eclipse solar exige cuidados. Não é recomendado olhar diretamente para o sol, devido aos danos irreparáveis que a luz causa na retina, podendo prejudicar a visão. Por isso, para fazer uma observação direta, é fundamental o uso de lentes especiais com filtros adequados como, por exemplo, o de solda nº 14 (ou superior, com ISO 12312-2). O item é de fácil acesso com preços inferiores a R$ 5.

Outra alternativa, gratuita, é observar o sol através de projeção. A projeção solar é como vemos o astro quando sua intensa luz passa por um pequeno buraco ou furo, criando uma imagem redonda, chamada de "bolinha". Isso acontece porque o Sol está sendo projetado através desse buraco. Durante um eclipse, essa projeção pode mostrar o Sol com uma parte faltando, coberta pela Lua. Essa técnica nos permite ver o eclipse com segurança, observando a sombra das árvores ou usando um buraco em um objeto, como um papelão.

Vale lembrar que óculos de sol não protegem a visão de uma observação direta ao sol.

Aqueles que tiverem interesse de ver o eclipse anular solar completo poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube do Observatório Nacional, em parceria com o Time and Date, organização internacional que fornece serviços relacionados ao tempo, clima, fenômenos astronômicos e fusos horários. A transmissão terá início às 11h30 (horário de Brasília).

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento