TEMPO

Primavera tem início na madrugada deste sábado (23); veja como será o clima da nova estação

Ainda sob influência do El Niño, a estação das flores deve ser mais quente e chuvosa este ano. Saiba mais.

Primavera tem início na madrugada deste sábado (23); veja como será o clima da nova estação
Os primeiros dias da primavera já podem registrar recorde de temperatura em Maringá, com máxima prevista de 40°C entre domingo (24) e terça-feira (26). - Foto: Divulgação

A primavera de 2023 no Hemisfério Sul tem início na madrugada deste sábado (23), precisamente às 3h50, e segue até 0h47 do dia 21 de dezembro, quando terá início o verão. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação, ainda sob influência do fenômeno El Nino, terá temperaturas acima do normal principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litorânea do estado.

Os primeiros dias da primavera já podem registrar recorde de temperatura em Maringá, com máxima prevista de 40°C entre domingo (24) e terça-feira (26), conforme previsão do Climatempo. As temperaturas devem cair um pouco a partir de quarta-feira (27), registrando máxima de 32°C.

“Estão previstas ondas de calor intenso provocadas por massas de ar seco, assim como chuvas acima da média climatológica. O transporte de ar quente da Região Amazônica para o Paraná será mais frequente nesta primavera, aumentando ainda mais o calor”, destaca o meteorologista Reinaldo Kneib.

Média de temperaturas e volume de chuva registrados durante a primavera dos últimos anos no Paraná.

El Niño — O El Niño ocorre de forma irregular, a cada 2 a 7 anos, e pode durar de 9 a 12 meses. Causado pelo aquecimento da superfície do oceano, o El Niño enfraquece e/ou inverte os ventos frios que sopram de leste para oeste no Oceano Pacífico, fazendo com que as águas quentes se acumulem na região central e leste. De modo geral, o fenômeno altera a circulação atmosférica e oceânica.

No Brasil, o El Niño deve causar secas prolongadas com prejuízos para agricultura e pecuária do Nordeste, aumentar a incidência de chuvas e fortes enchentes no Sudeste e causar geadas e estiagens na região Sul. A previsão é que o El Niño mantenha sua influência ativa no clima até março de 2024.

Clique aqui e acompanhe a previsão do tempo pelo Maringa.Com.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento