SAÚDE

Boletim epidemiológico da Sesa confirma mais 19 casos de dengue em Maringá

No Paraná, seis municípios estão classificados em situação de risco entomológico para desencadear epidemia, 116 em alerta e 221 em situação satisfatória para o IIP (Índice de Infestação Predial).

Boletim epidemiológico da Sesa confirma mais 19 casos de dengue em Maringá
O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão dos vírus que causam zika e chikungunya. - Foto: Reprodução

O boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (12) pela Sesa registra 192 novos casos, sem óbitos pela doença no Paraná. Em Maringá, mais 19 casos foram confirmados, com o total chegando a 136. O período epidemiológico 2023/2024 soma 764 casos confirmados e 6.397 notificações em todo estado.

O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão dos vírus que causam zika e chikungunya. Durante este período, não houve confirmação de casos de zika, somente sete notificações. O novo boletim confirmou dois novos casos de chikungunya. Desde o início do atual período epidemiológico há seis diagnósticos confirmados, cinco deles autóctones, e 80 notificações

Monitoramento

A Sesa publicou também o informe entomológico com informações sobre o índice de infestação e depósitos predominantes do vetor. No período de 17 de junho a 14 de agosto, dos 399 municípios do Paraná, seis estão classificados em situação de risco entomológico para desencadear epidemia, 116 em alerta e 221 em situação satisfatória para o IIP (Índice de Infestação Predial). Os demais não enviaram informações ou não realizaram o monitoramento.

Principais depósitos

O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) define depósito como todo recipiente utilizado para finalidade específica que armazene ou possa vir a armazenar água e que esteja acessível à fêmea do mosquito, onde ela pode depositar seus ovos.

Segundo o levantamento entomológico feito durante o período, mais de 66,3% dos criadouros são passíveis de eliminação, como vasos de plantas, pneus e lixo, sucatas e entulhos de construção, o que evidencia a necessidade de sensibilização da sociedade para o cuidado com seu domicílio e a intensificação dos serviços de limpeza urbana e destinação adequada de resíduos.

Confira o boletim completo.

Agência Estadual de Notícias