Oscar 2024: ‘Retratos Fantasmas’ é escolhido para representar o Brasil na premiação
Documentário de Kleber Mendonça Filho sobre cinemas de rua de Recife disputará uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional.
O documentário ‘Retratos Fantasmas’, dirigido por Kleber Mendonça Filho (‘Bacurau’, ‘Aquarius’) foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12), pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
O filme foi escolhido entre seis que estavam na lista de pré-selecionados. Também estavam competindo por uma vaga ‘Estranho Caminho’, de Guto Parente; ‘Noites Alienígenas’, de Sergio Carvalho; ‘Nosso Sonho - A Historia De Claudinho E Buchecha’, de Eduardo Albergaria; ‘Pedágio’, de Carolina Markowicz; e ‘Urubus’, de Claudio Borrelli.
Retratos Fantasmas traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século 20.
Ter sido escolhido como o representante brasileiro ao Oscar não significa que o documentário já tem uma indicação ao prêmio garantida. Cada país indica um filme como seu representante para a disputa. O Oscar analisa essas indicações e faz uma pré-seleção, que será anunciada no dia 21 de dezembro. O anúncio oficial dos filmes que, de fato, vão concorrer ao principal prêmio do cinema mundial será feito no dia 23 de janeiro de 2024. Já a cerimônia que premia os melhores filmes do ano está marcada para acontecer em março do ano que vem.
Esta é a segunda vez que o diretor Kleber Mendonça Filho tem um filme seu escolhido para representar o Brasil no Oscar. Em 2013, a Academia Brasileira de Cinema já havia indicado ‘O Som ao Redor’ para a disputa, mas o filme acabou ficando de fora da lista divulgada pelo Oscar.
O último filme brasileiro a ganhar uma indicação à estatueta de Melhor Filme Internacional foi Central do Brasil, de Walter Salles. No entanto, o último filme brasileiro a ser indicado ao Oscar, mas na categoria de melhor documentário em longa-metragem, foi ‘Democracia em Vertigem’, de Petra Costa, que concorreu em 2020.
Apesar de várias indicações na história da premiação, o Brasil nunca recebeu uma estatueta do mais famoso prêmio do cinema mundial.