EDUCAÇÃO

Inscrições do Vestibular 2024 da UEL são adiadas até 12 de setembro

Prazo terminaria nesta terça (5). A 1ª fase ocorrerá em Londrina, Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama.

Inscrições do Vestibular 2024 da UEL são adiadas até 12 de setembro
O volume de inscrições em vestibulares, bem como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vem caindo na mesma proporção em que os jovens estão buscando oportunidades no mercado de trabalho. - Foto: Reprodução/UEL

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) prorrogou por mais uma semana as inscrições para o Vestibular 2024 da UEL, que será em 29 de outubro (1ª fase) e nos dias 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase). As inscrições que terminariam nesta terça-feira (5) poderão ser feitas até 12 de setembro, no site da Cops. O pagamento da taxa pública no valor de R$ 176,00 tem prazo até 13 de setembro.

A exemplo do que ocorre nas maiores universidades brasileiras, o volume de inscrições em vestibulares, bem como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vem caindo na mesma proporção em que os jovens estão buscando oportunidades no mercado de trabalho. Para a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos, professora Sandra Garcia, a prorrogação pode atrair mais candidatos considerando os efeitos da Feira das Profissões, realizada no último dia 29 de agosto, que reuniu mais de 20 mil estudantes.

Ela ressalta ainda o fato de que trabalhadores da iniciativa privada devem receber os pagamentos durante essa semana, o que pode contribuir para que quitem o valor da inscrição nos próximos dias. Ela lembra que as atividades do vestibular começam logo. No próximo dia 24 de setembro será aplicada a Prova de Habilidades Específicas (PHE), destinada exclusivamente aos candidatos ao curso de Música.

Neste ano, o concurso voltará a ser nos meses finais do ano, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A 1ª fase ocorrerá em Londrina, Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. Ela explica que o retorno para os meses finais do ano busca atender a demandas dos próprios estudantes, que preferem uma data consolidada para realização das provas, semelhante aos vestibulares de outras instituições de ensino superior.

Sobre o calendário acadêmico da UEL, a coordenadora lembra que o ano letivo de 2024 será de agosto deste ano a meados de 2025, ainda afetado pelo impacto da pandemia da Covid-19. “A universidade, por meio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), está trabalhando para reduzir essa diferença e conciliar o cronograma de atividades da UEL com o calendário civil”, disse.

Prova – Na 1ª fase, em 29 de outubro, os candidatos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Já a 2ª fase do processo seletivo tem início no dia 26 de novembro com as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. No dia 27 de novembro, os candidatos farão a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e, no dia 28, será aplicada a prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. A 1ª convocação será divulgada em 16 de janeiro de 2024.

Agência Estadual de Notícias