CULTURA

Exposição “Hipnoluza: Corpo Mistério” tem início nesta sexta-feira (1º), no CAC Márcia Costa

Pinturas, desenhos, animações, instalações imersivas e audiovisuais do artista Felipe Tomazella e seus convidados estarão disponíveis para visitação gratuita.

Exposição “Hipnoluza: Corpo Mistério” tem início nesta sexta-feira (1º), no CAC Márcia Costa
Hipnoluza: Corpo Mistério estará disponível para visitação até o dia 27 de setembro com classificação indicativa de 14 anos. - Foto: Divulgação/Felipe Tomazella

O artista maringaense Felipe Tomazella abre sua primeira exposição autoral, “Hipnoluza: Corpo Mistério”, nesta sexta-feira (1º) no Centro de Ação Cultural Márcia Costa, em Maringá. O acervo da exposição inclui pinturas, desenhos, animações e instalações imersivas e audiovisuais originadas da exploração de Felipe em relação ao seu alter ego artístico Hipnoluza e demais artistas convidados.

Realizado através do Prêmio Aniceto Matti, Hipnoluza: Corpo Mistério conta com a participação dos convidados Chá di Lirian (DJ e produtor de batidas), Elisa Riemer (artista gráfica e colagista), Jeff (artista visual e designer de animação) e Rebeca Marques (produtora audiovisual). Além disso, a exposição contará com uma instalação imersiva do aclamado artista e bonequeiro Sandro Maranho.

Para ampliar o alcance da exposição, o arquiteto Guilherme Ripardo elaborou um mapeamento 3D do espaço da exposição, permitindo que pessoas de todo o Brasil possam vivenciar a exposição no ambiente digital. O site será disponibilizado em breve.

Hipnoluza: meio bicho, meio gente

Pseudônimo criado por Felipe Tomazella em 2013, Hipnoluza é um híbrido enigmático de cachorro e ser humano, que ganhou vida em ilustrações, quadrinhos e zines, explorando temas complexos, como a morte, o amor, o tempo e a fragilidade da existência humana, com forte caráter crítico-reflexivo e existencialista.

A um mundo real carente de sentido, Hipnoluza responde com uma busca obstinada por compreender os processos que a fazem sofrer, e devolve ao público graficamente esse caminho de conhecimento, que a consome, mas que a mantém viva e atuante. Mais fera ou mais humana, Hipnoluza dialoga com o observador de modo a não permitir sua indiferença, e, num mundo contaminado pelo frenesi do individualismo, essa pode ser a sua maior contribuição.

Assim, a exposição "Hipnoluza: Corpo Mistério" é um convite para explorar o poder da arte como meio de expressão e escapismo. Ao adentrar o universo de Hipnoluza, Felipe Tomazella desafia os visitantes a encontrarem incertezas, um refúgio, uma porta para a imaginação e a liberdade criativa, fundamentais para abraçar os mistérios de existir.

A visitação gratuita de Hipnoluza: Corpo Mistério estará disponível até o dia 27 de setembro com classificação indicativa de 14 anos. O horário de funcionamento do CAC Márcia Costa é de segunda a sexta das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento