GERAL

Saiba como identificar avaliações falsas de produtos na internet

Empresas contratam pessoas, por meio de plataformas online, para fazer avaliações positivas de produtos que nunca testaram, enganando consumidores.

Saiba como identificar avaliações falsas de produtos na internet
No Brasil, é possível contratar pessoas em plataformas como VintePila, 99Freela e Vinteconto para criar vídeos de avaliações falsas para produtos vendidos na internet. - Foto: Reprodução/Zac Freeland/Vox

O brasileiro compra cada vez mais pela internet. Após a pandemia de covid-19, que impôs uma série de restrições com o objetivo de frear a transmissão do vírus, o hábito de realizar compras online permaneceu, mesmo com a retomada das vendas em lojas físicas.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas totais de plataformas online chegaram a R$ 40 bilhões no primeiro trimestre de 2023, com esse tipo de consumo representando 10% de todo o segmento do varejo nacional.

Com cada vez mais pessoas comprando pela internet, e uma infinidade de mercadorias sendo oferecidas, uma maneira que as empresas encontram para se destacar é por meio de avaliações, que podem influenciar potenciais compradores a adquirir um produto.

No entanto, existe um problema cada vez maior: como saber se os elogios encontrados nas avaliações do Google, por exemplo, são verdadeiros?

De acordo com uma reportagem da publicação de tecnologia Rest of World, no Brasil, é possível contratar pessoas em plataformas como VintePila, 99Freela e Vinteconto para criar vídeos de avaliações falsas para produtos vendidos na internet.

Esses avaliadores devem seguir um script enviado pelas empresas, que não abrem espaço para opiniões honestas sobre os produtos. Em muitos casos, os contratados não sabem como os itens funcionam ou, até mesmo, se são reais.

Além disso, o custo para as empresas é baixíssimo — alguns avaliadores chegam a cobrar apenas R$ 20 pelo serviço — valor muito menor do que a contratação de influenciadores digitais, que chegam a cobrar milhares de reais para divulgar um produto para seus seguidores nas redes sociais.

Afinal, como identificar avaliações falsas?

Desconfie de reviews com elogios excessivos. A jornalista de negócios Emma Vardy afirma, em entrevista à BBC, que comentários muito positivos — assim como avaliações rasas, apenas descrevendo o item como “ótimo”, por exemplo —, mas sem nenhum detalhe real sobre o produto, devem ser considerados com muita cautela.

Também é importante se atentar a como o usuário escreveu ou falou do produto. Vardy explica que, se o nome da marca for repetido várias vezes, dando a impressão de ser uma campanha de marketing, há chances da opinião não ser verdadeira.

Outra tática recomendada pela jornalista é procurar outras avaliações do usuário. Se existirem muitos comentários sobre diferentes compras e serviços em diversos países, é possível que o avaliador, assim como os brasileiros que fazem esse trabalho por meio de plataformas online, também venda avaliações falsas de produtos na internet.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa