SAÚDE

Ameaça silenciosa: PR é o quarto estado com maior taxa de incidência do câncer de intestino

Cerca de 65% dos casos são detectados em estágios avançados, fazendo do tumor intestinal o segundo tipo de câncer mais letal entre mulheres e o terceiro entre os homens. Conheça causas e sintomas.

Ameaça silenciosa: PR é o quarto estado com maior taxa de incidência do câncer de intestino
Maus hábitos e alimentação possuem influência direta no desenvovimento de câncer de intestino. - Foto: Ilustrativo/Freepik

Com mais de 40 mil casos diagnosticados por ano, o câncer de intestino é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres e a terceira entre os homens no Brasil. Só no Paraná, são registrados anualmente mais de 2,5 mil casos, sendo cerca de 400 apenas em Curitiba, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A taxa de incidência de câncer de intestino entre os paranaenses é uma das maiores do país. São diagnosticados cerca de 20,8 casos a cada 100 mil habitantes. A incidência só é menor que Rio de Janeiro (25,35), Santa Catarina (32,4) e São Paulo (33,1).

Entre 2013 e 2022 foram 768.663 hospitalizações só no SUS para o tratamento da doença. Já os dados de mortalidade decorrentes desse tipo de câncer indicam que, somente em 2021, foram registrados 19.924 óbitos. Os casos aumentam, em média, cerca de 5% a cada ano, sendo que houve crescimento de 40% em relação aos casos registrados em 2012 (14.270).

Além disso, a probabilidade de óbito prematuro por câncer de intestino entre pessoas de 30 a 69 anos pode ter aumento de 10% até o ano de 2030.

Os tumores intestinais geralmente crescem de forma silenciosa, sendo os sintomas aparentes somente após a doença progredir o suficiente. Os sinais mais comuns são sangue nas fezes, mudança nos hábitos intestinais (diarreia e constipação alternadas), necessidade frequente de ir ao banheiro, sensação de esvaziamento incompleto, dor ou desconforto no abdômen ou ânus, fraqueza, anemia , gases ou inchaço e perda de peso sem motivo aparente.

Para identificar casos é recomendado que, a partir dos 45 anos, todos devem procurar um médico para avaliar a saúde do intestino. Cerca de 90% dos casos de câncer de intestino têm origem a partir de um pólipo, tipo de lesão na mucosa do intestino que pode se transformar em câncer. Em uma colonoscopia, por exemplo, esses pólipos podem ser retirados, prevenindo a doença. Em casos de histórico de família, é importante que a avaliação seja feita antes mesmo dos 45 anos.

A colonoscopia é um exame indolor, realizado sob sedação para identificar pequenas lesões e inchaços, parecidos com verrugas, que podem surgir na parede interna do órgão e podem evoluir para tumores malignos. Como não causam sintomas, a colonoscopia é o único exame que identifica e remove as lesões para evitar o câncer de intestino.

Impacto dos maus hábitos e da alimentação nos casos de câncer colorretal

Uma alimentação e estilo de vida saudáveis ​​são aliados fundamentais na prevenção de doenças. Uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais frescos pode proteger contra doenças, enquanto o consumo de gorduras animais e álcool, obesidade, sedentarismo e tabagismo são fatores de risco para o câncer de intestino.

Conforme orientações do INCA divulgadas pela CNN Brasil, a recomendação diária de fibras para um adulto saudável é de 25g a 30g. Alguns exemplos de alimentos aliados no combate à doença são verduras, tomate, cenoura, couve-flor, beterraba, chuchu, quiabo e abobrinha.

Também é recomendado o consumo de pelo menos três porções de cereais integrais por dia, como farinha de aveia e arroz integral.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento