ASTRONOMIA

Superluas de agosto: saiba como observar o raro fenômeno astronômico

Oitavo mês de 2023 será especial por ter duas Superluas visíveis em todas as regiões do Brasil. Entenda.

Superluas de agosto: saiba como observar o raro fenômeno astronômico
O fenômeno faz com que o corpo celeste apareça 14% maior e até 30% mais brilhante do que o normal. - Foto: RPC/Elizabeth Souza Cardoso Richert

O início e fim de agosto serão marcados por duas superluas, raro fenômeno astronômico em que a Lua parece maior e mais brilhante que o normal. O evento se torna ainda mais raro por serem duas em apenas um mês. Nesta terça-feira (1º), a abertura de agosto foi marcada pela Superlua Esturjão, que estava visível em todo o Brasil, principalmente na região Centro-Sul. A próxima, no dia 31 de agosto, será a Superlua Azul — que também estará bem visível na região.

As popularmente conhecidas como “superluas” ocorrem quando a Lua Cheia está em perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica. A distância média entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 382 mil km, no entanto, quando a Lua está em seu perigeu, a distância entre ela e a Terra é de “apenas” 362 mil km. A menor distância faz com que o corpo celeste apareça 14% maior e até 30% mais brilhante do que o normal.

Entenda o significado de cada nome das superluas de agosto:

Superlua Esturjão

O nome "Superlua de Esturjão" vem da típica época de pesca dos esturjões na região Norte dos Estados Unidos e Sul do Canadá sempre no início de agosto. Os nativos acreditavam que a Lua Cheia dava sorte na pesca e na caça e, por isso, recitavam canções em homenagem ao fenômeno. Em referência à época de pescaria do peixe, a mega Lua Cheia no início de agosto é chamada de “Superlua de Esturjão”

Superlua Azul

Apesar do que o nome indica, a superlua do dia 31 de agosto não sofrerá alterações em sua cor. São chamadas de “Superlua Azul” quando o perigeu da Lua coincide com a segunda Lua Cheia dentro de um mesmo mês.

Geralmente, acontecem cerca de 12 Luas Cheias em um ano, o que equivale a aproximadamente uma a cada 29,5 dias. Por isso, a Superlua Azul é um evento raro, que ocorre uma vez a cada dois ou três anos. A próxima será apenas em 2025.

Os fenômenos estarão visíveis em todas as regiões do Brasil. A seguir, confira algumas dicas de como observar melhor as superluas de agosto.

  • Procure um local escuro, longe da poluição luminosa das cidades;
  • Olhe para o céu na direção leste, oposta a direção em que o sol se põe;
  • Observe no início da noite. A superlua estará maior e mais brilhante logo nas primeiras horas de aparição.
Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento