ALERTA

Incêndio fatal em condomínio de Maringá pode ter sido causado por lâmpada, aponta perícia; entenda

Laudo sobre o caso que vitimou babá e criança de um ano foi divulgado nesta quinta-feira (27).

Incêndio fatal em condomínio de Maringá pode ter sido causado por lâmpada, aponta perícia; entenda
Fogo teve início na madrugada do dia 30 de junho. - Foto: Reprodução/TV Maringá

Laudo pericial divulgado nesta quinta-feira (27) aponta que o trágico incêndio que matou uma babá e um bebê de um ano em condomínio de luxo de Maringá pode ter sido causado por um item aparentemente inofensivo do cotidiano: a lâmpada. De acordo com a Polícia Científica, não foram encontrados indícios de ação criminosa, e as investigações sugerem que o fogo pode ter se originado a partir de uma lâmpada na área gourmet da casa.

Embora raro, especialistas alertam que situações como essa não são impossíveis de acontecer. Há quatro principais possibilidades para uma lâmpada causar um incêndio:

  1. Sobrecarga elétrica: Quando uma lâmpada é utilizada em uma voltagem maior do que a indicada, ou quando há muitos aparelhos elétricos conectados a uma mesma tomada, pode ocorrer uma sobrecarga elétrica. Essa sobrecarga pode aquecer os fios da lâmpada e causar o superaquecimento, resultando em um incêndio.
  2. Curto-circuito: Um curto-circuito acontece quando dois fios elétricos com potenciais elétricos diferentes entram em contato direto. Isso pode ocorrer na fiação interna da lâmpada ou no soquete onde a lâmpada está conectada. O curto-circuito pode gerar calor excessivo e, em alguns casos, iniciar um incêndio.
  3. Defeitos de fabricação: Algumas lâmpadas podem apresentar defeitos de fabricação, como fios desencapados ou componentes mal posicionados. Esses defeitos podem levar ao mau funcionamento da lâmpada, superaquecimento e, consequentemente, ao incêndio.
  4. Uso inadequado: O uso impróprio da lâmpada, como o contato com materiais inflamáveis ou a instalação em locais não recomendados, pode aumentar o risco de incêndios. Por exemplo, se uma lâmpada estiver muito próxima de cortinas, móveis ou objetos inflamáveis, o calor emitido pode ser suficiente para iniciar um incêndio.

Para evitar possíveis acidentes com lâmpadas, algumas recomendações podem ser adotadas:

  • Escolha sempre lâmpadas que possuam o selo de conformidade do Inmetro, assegurando que os produtos atendem aos padrões de segurança estabelecidos pela instituição;
  • Utilize lâmpadas com potência adequada ao soquete e/ou luminária onde serão instaladas;
  • Faça o encaixe perfeito da lâmpada no soquete;
  • Evite adquirir produtos falsificados;
  • Realize manutenções periódicas nas lâmpadas, fiações e luminárias;
  • Evite cobrir lâmpadas com panos ou objetos, pois isso pode causar superaquecimento.
Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento