TRÂNSITO

Motoristas exemplares são contemplados com pulseira

Uma pulseira de cor vermelha, que se se tornou símbolo da campanha “Viva e Deixe Viver – Pelo fim das mortes no trânsito”, tem sido um dos componentes mais cobiçados do kit com material informativo que vem sendo distribuido pelas equipes da Secretaria dos Transportes (Setran) e do 4º Batalhão de Polícia Militar durante as blitze educativas desenvolvidas na cidade.

A pulseira representa um termo de compromisso dos condutores de veículos com os objetivos da campanha e, para ter direito ao brinde, é necessário atender a uma série de ítens exigidos durante as abordagens.

Em princípio, cada cidadão deve comprovar que respeita as leis de trânsito, os limites de velocidade da via e que dirige com responsabilidade.

Esperar o ciclo visual completo nos semáforos, parar no último sinal verde e acelerar somente depois do primeiro são outras exigências.

Entre os demais ítens está o compromisso de não executar manobras que ponham em risco a segurança do condutor e de terceiros, como ultrapassar pela direita ou andar próximo demais de outros veículos.

Também exige-se zelar pela própria segurança e dos passageiros, utilizando e fiscalizando o uso do cinto de segurança inclusive no banco traseiro.

Manter a documentação do condutor e do veículo em dia é outro compromisso a ser assumido, assim como não bloquear cruzamentos e respeitar a preferência nas faixas de pedestre.

Para ter direito ao uso da pulseira-símbolo o condutor deve assumir ainda o compromisso de transportar as crianças no banco traseiro – também com o cinto – e manter seu veículo em boas condições, com os equipamentos obrigatórios em perfeito funcionamento.

Os motociclistas devem se comprometer em pilotar e transportar garupa sempre com capacete afivelado e com óculos de proteção.

Não conduzir o veículo sob efeito de álcool ou drogas, orientar e cobrar responsabilidade de outros motoristas e promover o ideal de um trânsito mais seguro completam a série de exigências básicas.