TRÂNSITO

No primeiro mês de fiscalização, novos radares de Maringá já registraram mais de 19 mil multas

Cerca de 40 novos equipamentos foram ativados em diversas vias da cidade no dia 11 de junho. Confira as principais violações registradas e como recorrer.

No primeiro mês de fiscalização, novos radares de Maringá já registraram mais de 19 mil multas
- Foto: Freepik

Desde 11 de junho, 36 novos radares iniciaram a fiscalização em diversos pontos do trânsito de Maringá. Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o propósito dos novos equipamentos era “intensificar a fiscalização de velocidade e prevenir acidentes” e ambos os objetivos foram alcançados de acordo com o último relatório divulgado.

{Compartilhar}

As estatísticas divulgadas pelo Semob apontam que, apenas em junho, 19.448 infrações por trânsito em velocidade superior à máxima permitida foram registradas pelos novos radares. Deste total, 17.098 foram por velocidade 20% acima do permitido; 2.242 por velocidade de 20% a até 50% acima do limite e 108 por mais de 50% acima do limite estabelecido.

Relatório de multas aplicadas por trânsitação em velocidade superior à máxima permitida em Maringá. Foto: Reprodução/Semob

O mesmo relatório aponta que as infrações do Art. 208 por avanço de sinal vermelho tiveram queda considerável em relação aos meses anteriores. Apenas em junho, foram 1.986 autuações pela infração gravíssima contra 8.141 registradas em maio, 7.128 em março, 8.211 em fevereiro e 9.081 em janeiro de 2023.

Relatório de multas aplicadas por avanço do sinal vermelho em Maringá. Foto: Reprodução/Semob

No que diz respeito aos acidentes com vítimas fatais no trânsito de Maringá, os números registrados em junho pelo Semob também são positivos. Ao todo, em 2023, já foram registradas 22 vítimas de acidentes nas vias da cidade, sendo sete em janeiro; três em fevereiro, março e abril; seis em maio e nenhum em junho. A maioria das vítimas são condutores de moto (9), seguidos por pedestres e motoristas (6 cada) e ciclistas (1).

Relatório de acidentes com vítimas fatais registrados em Maringá. Foto: Reprodução/Semob

Vale destacar que outros 80 radares e 14 controladores de velocidades serão instalados em mais vias de Maringá entre agosto e outubro de 2023.

Recurso para multas

As infrações por veículos acima da velocidade permitida são classificadas como leves e, por isso, os condutores que não tenham registrado multas no último ano podem entrar com recurso para transformar a autuação de multa em uma advertência, conforme previsto no Código de Trânsito do Brasil.

A solicitação de recurso pode ser feita de forma online pelo site do Semob de Maringá no link “Defesa e recursos de multas”. É necessário preencher um requerimento e apresentar cópias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento