SAÚDE

Saúde abrirá turmas para formação de agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias

Com a alta demanda em todo país, cerca de 180 mil vagas serão disponibilizadas no projeto de capacitação em formato semipresencial. Saiba mais.

Saúde abrirá turmas para formação de agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias
Uma primeira turma, composta por quase 200 mil profissionais, conclui o curso em setembro deste ano. - Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde vai abrir novas vagas para qualificar mais 180 mil agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE). O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade, nesta segunda-feira (17), durante o 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia.

A iniciativa faz parte do Programa Saúde com Agente, que promove a formação técnica permanente a agentes comunitários de todo o país, oferecendo um curso semipresencial de, no mínimo, dez meses de duração e 26 disciplinas. O detalhamento da próxima turma será divulgado em breve.

Uma primeira turma, composta por quase 200 mil profissionais, conclui o curso em setembro deste ano. Segundo o Ministério da Saúde, ao menos R$ 388 milhões estão destinados a investimentos no programa.

Ainda de acordo com a pasta, o programa atende a uma antiga demanda da categoria, com o reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos agentes. A iniciativa busca melhorar os indicadores de saúde e dos serviços de atenção primária à saúde.

Agência Brasil
Por Gabrielle Nascimento