SAÚDE

Maringá tem a terceira regional de saúde com mais casos de dengue no Paraná

Boletim epidemiológico semanal da Sesa confirma mais 186 casos na Cidade Canção.

Maringá tem a terceira regional de saúde com mais casos de dengue no Paraná
Em Maringá, foram confirmados 186 novos casos nesta semana e nenhum óbito. - Foto: Reprodução/SESA

O Paraná registrou 5.923 novos casos e mais três óbitos por dengue, totalizando 126.316 casos confirmados e 100 mortes em decorrência da doença no atual período epidemiológico, que começou em 31 de julho de 2022. Em Maringá, foram confirmados 186 novos casos nesta semana e nenhum óbito. A regional de saúde da Cidade Canção é a terceira com mais casos de dengue no estado. Londrina e Foz do Iguaçu são a primeira e a segunda, respectivamente.

Os dados são do boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (18), que também traz os números de casos de chikungunya e zika, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

As três mortes registradas no boletim desta semana ocorreram entre os dias 07 e 28 de abril. Os óbitos aconteceram no município de Planalto (Sudoeste), envolvendo uma mulher de 93 anos com comorbidades; no município de Realeza (Sudoeste), referente a um homem de 47 anos; e em Foz do Iguaçu (Oeste), envolvendo uma mulher de 92 anos, com comorbidades.

Dos 365 municípios das 22 Regionais de Saúde com casos confirmados, 322 possuem casos autóctones (quando a doença é contraída localmente).

“Embora este seja um período com menor proliferação do mosquito por conta do frio, é indispensável manter a atenção a possíveis criadouros. O Governo do Paraná não está medindo esforços no enfrentamento à dengue, realizando ações efetivas em todo o Estado, mas a conscientização popular segue sendo uma das linhas de frente no combate ao mosquito”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Chikungunya e Zika Durante este período não houve confirmação de casos de zika. Já o panorama de chikungunya no Paraná revela 3.577 notificações, 770 casos confirmados da doença, sendo 623 autóctones, e três óbitos.

Confira o boletim completo.

Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa