SAÚDE

Com doações, HU de Maringá inaugura local para descanso de acompanhantes da UTI Pediátrica

Empresas e entidades do município possibilitaram a reforma do espaço equipado para oferecer maior conforto aos pais de pacientes internados. Saiba mais.

Com doações, HU de Maringá inaugura local para descanso de acompanhantes da UTI Pediátrica
A UTI Pediátrica do HUM recebe, por mês, cerca de 15 internamentos com pacientes de Maringá e cidades vizinhas. - Foto: Ilustrativo/Cofen

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) inaugurou nesta semana um local para descanso de acompanhantes na UTI Pediátrica totalmente equipado para atender pais de pacientes internados. Todos os itens utilizados foram doações de empresas e entidades à Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU), que foram repassadas ao hospital.

O novo espaço, dividido em dois quartos, possui guarda-roupas, sete camas, chuveiro, banheiro, espaço para refeições com micro-ondas e frigobar, sala com sofás e TV, ar condicionado e persianas nas janelas.

Por atender a demanda de toda a 15ª Regional de Saúde, muitas mães que possuem filhos internados na ala pediátrica são de outro município e, por isso, enfrentam dificuldades no ir e vir da residência até o hospital.

“Hoje nossa gratidão é imensa a todos aqueles que colaboraram na concretização desse nosso desejo tão antigo. Agora essas mães têm um lugar adequado para descansarem e fazerem suas refeições, garantindo o atendimento humanizado e o direito que a criança tem de ser acompanhada em toda sua internação”, diz a médica coordenadora do setor, Daniela Grignani Linhares.

Vale destacar que o HUM foi o primeiro hospital de Maringá a permitir que as mães pudessem ficar 24 horas acompanhando os filhos pacientes, por isso, ter um espaço para descanso é importante para garantir maior conforto na rotina do hospital. “Com este espaço elas poderão permanecer perto de seus filhos o tempo que precisarem. Ficamos muito felizes por proporcionar uma assistência de qualidade em um momento tão delicado para a família”, destaca Daniela.

De acordo com a diretoria do HUM, a UTI Pediátrica recebe, por mês, cerca de 15 internamentos. O espaço conta com seis leitos disponíveis atualmente.

Maringa.Com, com informações do HUM
Por Gabrielle Nascimento