SAÚDE

Saiba tudo sobre a nova vacina contra a dengue, que chega ao Brasil nesta semana

Doses da Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, foram aprovadas pela Anvisa e estarão disponíveis, primeiramente, apenas na rede privada de saúde.

Saiba tudo sobre a nova vacina contra a dengue, que chega ao Brasil nesta semana
O professor de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) e médico infectologista, Thiago Rodrigues, esclarece as dúvidas mais comuns sobre o novo imunizante. - Foto: Reprodução

Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março deste ano, a Qdenga, imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, chega à rede privada de saúde nesta semana.

A Qdenga é a segunda vacina aprovada pela Anvisa para ser aplicada em território nacional. Desde 2016, doses da Dengvaxia já estão disponíveis no país, mas apenas para pessoas que já tiveram dengue.

Abaixo, o professor de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) e médico infectologista, Thiago Rodrigues, esclarece as dúvidas mais comuns sobre o novo imunizante.

Quem pode ser vacinado?

Pessoas de 4 a 60 anos que já tenham ou não sido infectados pelo vírus da dengue.

Onde encontrar o imunizante?

A princípio, será aplicado apenas na rede privada, como clínicas, laboratórios e farmácias. O valor de cada dose será de R$ 301,27 a R$ 402,05, conforme o preço tabelado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

Quantas doses da Qdenga são necessárias?

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

A Qdenga é segura e eficaz?

O imunizante é o segundo a ser comercializado no Brasil e é composto por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença. Nos testes clínicos, a Qdenga apresentou eficácia global de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose, além de reduzir as hospitalizações em 90%. No fim de 2022 o uso do imunizante foi liberado na União Europeia.

Quais os efeitos da vacina?

Durante o período de testes, as reações adversas apontadas foram: dor no local da picada, vermelhidão, fraqueza, mal-estar e febre.

Há alguma contraindicação?

É contraindicada para quem tem alergia aos componentes da vacina e para indivíduos em condições de imunodeficiência (AIDS, em quimioterapia, em uso de imunobiológicos, transplantados).

Quando o imunizante estará disponível na rede pública?

Sem prazo definido, a liberação da Qdenga pelo SUS aguarda liberação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para aplicação na rede pública.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa