TEMPO

Inverno tem início nesta quarta (21) sob influência do El Niño; confira previsão para a nova estação

Período mais frio do ano pode registrar temperaturas acima da média e maior volume de chuva devido ao fenômeno meteorológico que aquece o Oceano Pacífico. Entenda.

Inverno tem início nesta quarta (21) sob influência do El Niño; confira previsão para a nova estação
No Paraná, o inverno de 2023 deve ser marcado por fortes nevoeiros, índice de chuva acima da média e períodos de tempo seco e quente. - Foto: Reprodução/Maringá Post

O Solstício de Inverno acontece nesta quarta-feira (21) às 11h58 no Brasil e a estação mais fria do ano vai até o dia 23 de setembro. No entanto, sob influência do fenômeno meteorológico El Niño, a estação pode registrar temperaturas acima da média e maior volume de chuva neste ano.

“Geralmente, o impacto que o El Niño causa no Brasil é a redução de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, enquanto na Região Sul e no Sudeste é observado aumento das chuvas. No caso da temperatura, existe uma tendência de elevação em grande parte do país e esse aumento pode elevar o risco de queimadas no Brasil central. Dessa forma, teremos um inverno menos rigoroso por conta do El Niño”, explica a meteorologista Danielle Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, podendo se estender desde a costa da América do Sul até o meio do Pacífico Equatorial.

Durante a influência do fenômeno, a temperatura das águas chega a subir 0,5º C entre seis meses a dois anos. Um dos efeitos que pode causar no Brasil é elevar o risco de seca no Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul.

Apesar de menos rigoroso, massas de ar frio e casos de formação de geadas não estão descartados nas regiões de maior altitude do Sul e Sudeste do país. No Paraná, o inverno de 2023 deve ser marcado por fortes nevoeiros, índice de chuva acima da média e períodos de tempo seco e quente.

Clique aqui e acompanhe a previsão de tempo dos primeiros dias de inverno em Maringá.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento