GERAL

Projetos da UEM receberão R$ 2,5 milhões

Duas assessoras do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), dos ministérios da Saúde e da Educação, estão visitando a Universidade Estadual de Maringá.

O objetivo é conhecer a estrutura dos cursos de Medicina e Odontologia e das Unidades Básicas de Saúde do município.

Elas foram designadas para assistir aos cursos da UEM, que tiveram seus projetos aprovados no Pró-Saúde e receberão recursos totais de R$ 2,5 milhões.

Os projetos foram aprovados em final do ano passado. Como o valor é elevado, estão sendo analisados pelos órgãos financiadores nos Estados Unidos: Organização Pan-Americana de Saúde e Banco Mundial.

A expectativa é que, até o final deste ano, os convênios sejam assinados em Brasília.

Os recursos, que devem ser liberados em três etapas, servirão para reestruturação da formação dos profissionais da saúde; fortalecimento dos vínculos entre os cursos e a rede municipal de saúde; desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem; e aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos.

Serão destinados ainda para ampliação e reforma do NIS do Ney Braga para abrigar seis consultórios odontológicos, sala de raio-X, sala de esterilização e permitir a atuação dos alunos da UEM e também para ampliação dos NIS do Mandacaru para abrigar os acadêmicos de Medicina.

O Pró-Saúde pretende a aproximação entre a formação de graduação e as necessidades da atenção básica que, no Brasil, traduzem-se pela estratégia de saúde da família.