SAÚDE

Secretaria de Saúde de Maringá realiza ‘Dia D da Vacinação’ neste sábado (17)

Aplicações de imunizantes de rotina, contra Covid-19 e contra gripe serão feitas em todas as UBSs da cidade.

Secretaria de Saúde de Maringá realiza ‘Dia D da Vacinação’ neste sábado (17)
No ′Dia D de Vacinação′, será possível atualizar o esquema vacinal com imunizantes de rotina do calendário de qualquer idade, inclusive o reforço contra a paralisia infantil para crianças de 1 ano e 3 meses e 4 anos. - Foto: Reprodução/Rafael Macri/PMM

A Prefeitura de Maringá realiza neste sábado (17) o ′Dia D de Vacinação′ nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As UBSs ficarão abertas das 9h às 13h com aplicação de vacinas de rotina, contra Covid-19 e o imunizante contra a gripe. Para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF.

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que o ′Dia D de Vacinação′ facilita o acesso da comunidade aos imunizantes. “É muito importante que, pelo menos uma vez ao ano, as pessoas procurem uma UBS para avaliar se o esquema vacinal está completo, já que o Ministério da Saúde realiza adequações nos calendários vacinais com frequência", explica.

No ′Dia D de Vacinação′, será possível atualizar o esquema vacinal com imunizantes de rotina do calendário de qualquer idade, inclusive o reforço contra a paralisia infantil para crianças de 1 ano e 3 meses e 4 anos. A vacina DTP, contra difteria, tétano e coqueluche, que também é voltada para a mesma faixa etária, voltou a ser aplicada em todas as UBSs. A aplicação do imunizante contra a gripe também segue para qualquer pessoa a partir dos 6 meses.

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, lembra que outra campanha que segue em andamento é a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. O município realiza aplicação do reforço com a vacina bivalente para pessoas com 18 anos ou mais ou adolescentes entre 12 e 17 anos que fazem parte dos grupos especiais (comorbidades, gestantes, puérperas, indígenas, imunocomprometidos ou pessoas com deficiências permanentes).

Para receber a bivalente é necessário ter recebido, pelo menos, duas doses de qualquer imunizante contra a Covid-19, sendo a última dose há no mínimo quatro meses. A vacina contra a Covid-19 também está liberada para qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade e com esquema de três doses até os 17 anos.

Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa