Programação da Semana do Meio Ambiente traz projeto para reciclagem de óleo de cozinha; confira
Ações promovidas pela Prefeitura de Maringá acontecem entre os dias 5 e 7 de junho.
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima segunda-feira (5), a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Maringá, acontece entre os dias 5 e 7 de junho.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Durante o evento, serão lançadas iniciativas que contribuem com a agenda climática e a preservação ambiental, como o ‘Projeto Óleo Zero’, maior programa da história da cidade para reciclagem de óleo de cozinha usado.
Inicialmente, o ′Óleo Zero′ vai atender cerca de 70 mil moradores de 350 condomínios da cidade. A iniciativa, realizada pelo município em parceria com a empresa FurioRecicla e a Euro Administradora de Condomínios, consiste na instalação de recipientes específicos nos condomínios para descarte do óleo. Cada 1 litro de óleo recolhido retornará para o condomínio em produtos de limpeza produzidos a partir da substância descartada. Após a primeira etapa, a ideia é ampliar a iniciativa para outros condomínios e instalar pontos de coleta pela cidade.
Confira a programação completa:
Segunda-feira, 5
Local: Centro De Ação Cultural Márcia Costa (Cac), na Avenida XV De Novembro, 514
- 14h - Abertura da ′Semana de Meio Ambiente′, com o lançamento do ′Programa Maringá pelo Clima′ e lançamento do ′Projeto Óleo Zero′
- 15h - Palestra com o Professor Roger Paulo Mormul sobre o tema ′Pacto Global pelo Clima′
- 15h30 - Apresentação de ações de empresas convidadas que contribuem para a agenda climática
- 16h - Mesa redonda com autoridades, pesquisadores, gestores, empreendedores, técnicos sobre a temática mudanças climáticas.
Terça-feira, 6
Local: Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal
- 9h - Abertura do ′Encontro de Municípios Descentralizados′, com a presença do prefeito Ulisses Maia, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge e diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza. Na ocasião, haverá assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno para Maringá e do convênio para monitoramento de águas subterrâneas no entorno do Parque do Ingá.
- 11h - Debates entre técnicos, fiscais e jurídico do IAT e Conselho Estadual de Meio Ambiente com municípios presentes.
- 14h30 - Treinamento prático em empresa de Maringá sobre fiscalização ambiental.
Quarta-feira, 7
Local: Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, 650
- 14h30 - Ações de educação ambiental com pinturas do projeto ′O Rio Começa Aqui′ e atividades de conscientização da comunidade
- 15h30 - Lançamento do I Pomar Urbano Sensorial com o plantio de mudas frutíferas no fundo de vale do Córrego Mandacaru.