Pelé, Padre Júlio Lancellotti, Zilda Arns e mais: conheça os cidadãos honorários de Maringá
Título de honra já foi concedido a cerca de 100 pessoas de grande importância que, mesmo sem nascerem na cidade, se tornaram conterrâneos dos maringaenses. Veja a lista completa com todos os nomes.
O título de Cidadão Honorário pode ser concedido por qualquer localidade, seja um país ou uma cidade. Em Maringá, ao todo, são aproximadamente 100 pessoas honradas com o título de cidadãos da Cidade Canção, incluindo grandes personalidades nacionais como o Rei Pelé, Padre Júlio Lancellotti, e Zilda Arns.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
O primeiro título de Cidadão Honorário de Maringá foi concedido em 1957 pela Câmara Municipal à Alfredo Werner Nyffeler. Nascido na Suíça em 1907, a história de Werner em Maringá teve início em 1942, quando comprou uma grande terra na região para plantação de café, a Fazenda Maringá, que atualmente é onde ficam os bairros Jardim Alvorada e Vila Morangueira.
Posteriormente, em 1947, ele se estabeleceu na cidade como gerente do escritório da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa responsável pela construção de Maringá.
Além do título honorário, Alfredo Werner Nyffeler também dá nome ao parque da cidade, popularmente conhecido como Buracão.
Rei Pelé
Edson Arantes do Nascimento, popularmente conhecido como Pelé, nasceu em Minas Gerais. No entanto, foi declarado Cidadão Honorário de Maringá em 1970. A primeira visita de Pelé à Maringá foi em 1965 para um amistoso entre Grêmio Esportivo Maringá e Santos FC. O jogo foi finalizado com placar de 11 a 1 para o Santos, sendo dois gols de autoria do Rei.
Posteriormente, em 1974, Pelé voltou à cidade para inauguração de um patrocinador mas não chegou a receber o título de honraria em mãos.
Zilda Arns
Médica pediatra e sanitarista nascida em Santa Catarina, Zilda Arns Neumann também recebeu o título de Cidadania Honorária da Câmara de Maringá, em 2001. Ela foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Seu irmão, Dom Paulo Evaristo Arns, também recebeu o título de cidadão honorário de Maringá, em 2002.
Padre Julio Lancellotti
Nascido em São Paulo, o Padre Julio Renato Lancellotti também possui o título de Cidadão Honorário de Maringá, concedido em 2022. Padre Julio, que também é pedagogo, ganhou grande destaque nacional pelo seu trabalho como coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo e é referência na luta pelos direitos humanos.
O título de honraria foi entregue ao pároco pela vereadora Professora Ana Lúcia em junho de 2022, após missa celebrada por ele na Capela da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.
O mais recente título de Cidadão Honorário de Maringá foi entregue ao atual prefeito de Kakogawa, Yasuhiro Okada, principal cidade-irmã do município. O diploma foi entregue no dia 9 de maio em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Maringá durante visita da comitiva japonesa na cidade.
Outro prefeito da cidade japonesa, Sadao Inaoka, também recebeu o título de cidadania honorária, mas em 1981.
Confira todos os nomes que receberam o título de Cidadão Honorário de Maringá:
Ordem alfabética | Ordem por ano |
|
|