GASTRONOMIA

Comida Di Buteco: Bares em destaque no concurso gastronômico registram aumento de 50% nas vendas

Maringaenses têm até este domingo (30) para provar e eleger o Melhor Buteco de Maringá. Conheça os participantes.

Comida Di Buteco: Bares em destaque no concurso gastronômico registram aumento de 50% nas vendas
Clebinho e Fran do Bar do Clebinho e Joeder e Marcela do bar Severina Sabores do Nordeste. - Foto: Divulgação

A maior competição gastronômica do Brasil, o Comida di Buteco, que pela primeira vez está sendo realizado em Maringá, está na reta final. O público tem até este domingo (30) para visitar os bares participantes, provar os petiscos inscritos no concurso e registrar o voto, que vai ajudar a eleger um dos 19 participantes como o Melhor Buteco de Maringá.

Desde o dia 7 deste mês, data de início do concurso, Maringá e outras 50 cidades brasileiras vivem um momento de celebração. "O Comida di Buteco acontece simultaneamente em mais de mil bares, em todo o Brasil. Queremos instituir o mês de abril como o mês de celebrar os butecos brasileiros, com essa grande festa que é o Comida di Buteco", diz o diretor de operações do evento, Filipe Pereira.

O público maringaense aderiu fortemente ao concurso e vem lotando os bares participantes. Historicamente, o concurso já tem essa força de atrair novos clientes aos estabelecimentos participantes – e, em Maringá, não seria diferente.

O Bar do Clebinho, que era conhecido somente entre os moradores das proximidades da Avenida Paranavaí, está entre as grandes revelações do concurso – graças não só ao frango frito que está na competição, mas pela simpatia do casal de proprietários, Clebinho e Fran.

Porção de coxa e sobrecoxa com mandioca frita e molho é o prato participante do Bar do Clebinho.

"O nosso público aumentou muito. Vem gente que nós não conhecemos: casais, famílias... Está muito gostoso participar. É uma experiência única", diz Clebinho, ressaltando o aumento de 50 a 60% no volume de vendas desde o início do concurso.

Outro bar que está dando o que falar é o Severina Sabores do Nordeste, na Vila Morangueira. Joeder Santos e Marcela Dourado comandam o salão, a cozinha e, mais tarde, os microfones. Além de empresários, eles são músicos profissionais, e não economizam na boa MPB para animar os clientes, em um espaço que se divide entre trabalho e lar.

Porção de bolinhos de tapioca com queijo coalho é o prato participante do bar Severina Sabores do Nordeste.

"Em termos de crescimento de público e rendimento, é de 50% para mais. A experiência está sendo maravilhosa, superou nossas expectativas. O Comida di Buteco valoriza os pequenos negócios e todo o esforço das pessoas que trabalham em família", diz Marcela.

Público e jurados estão visitando os estabelecimentos para votar em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Os pratos tem valor fixo de R$ 30.

Maringá vai conhecer o grande vencedor do Comida di Buteco 2023 no dia 10 de maio, em uma festa de premiação no Parque do Japão. Clique aqui e conheça todos os bares participantes e seus pratos.