SAÚDE

Mais Médicos: Paraná é o segundo estado do sul do país com mais vagas em edital do programa

Ao todo, 338 profissionais serão contratados para atuar em 151 municípios do estado.

Mais Médicos: Paraná é o segundo estado do sul do país com mais vagas em edital do programa
Retomado oficialmente em março deste ano, o Mais Médicos prevê a abertura de 15 mil novas vagas até o fim deste ano. - Foto: Reprodução/Walter Rosa/Ministério da Saúde

O Paraná é o segundo representante da Região Sul com mais vagas reservadas pelo Edital nº 4 do Mais Médicos, publicado na semana passada no Diário Oficial da União. O estado fica atrás do Rio Grande do Sul, com 552 vagas, e à frente de Santa Catarina, com 224 postos, e está entre as dez Unidades da Federação com mais profissionais destacados pelo programa.


O documento prevê que os médicos enviados ao Paraná atuem em 151 municípios. Cada cidade vai contar com no mínimo um médico do programa, mas 19 cidades paranaenses terão no mínimo quatro médicos. Ponta Grossa é a cidade com mais vagas, com 30 postos, seguida pela capital Curitiba, com 20, e por Londrina, com 15 postos.

O edital ainda aponta para a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa e reserva 6.252 vagas para serem preenchidas em 2.074 municípios, das 27 Unidades da Federação, para atuação pelo período de quatro anos, incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal.

Retomado oficialmente em março deste ano, o Mais Médicos prevê a abertura de 15 mil novas vagas até o fim deste ano. A meta é chegar a 28 mil profissionais em todo o país, levando-se em conta os contratos ainda ativos, com presença principalmente em áreas de extrema pobreza. As bolsas são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia.

O objetivo é permitir que 96 milhões de brasileiros tenham garantia de atendimento médico na atenção primária, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Com atuação nas unidades básicas, esse primeiro atendimento faz o acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. O investimento previsto por parte do Governo Federal é de R$ 712 milhões neste ano.

“Um dos mais importantes méritos do Mais Médicos é a prioridade para a formação no SUS, no trabalho das unidades básicas, pois é no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A prioridade no Mais Médicos é para profissionais formados no Brasil. Se sobrarem vagas, podem ser acionados brasileiros formados no exterior. Se ainda assim não forem preenchidos todos os postos, haverá espaço para médicos estrangeiros estabelecidos no Brasil e, por último, para médicos estrangeiros.

"O novo Mais Médicos vem com um conjunto de medidas e vantagens para estimular médicos formados no Brasil a atuarem na atenção básica e se especializarem durante um período de atuação neste nível de atenção”, afirma o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes.

Confira o edital completo.

Ministério da Saúde
Por Vanessa Santa Rosa