EDUCAÇÃO

Pedido de isenção da taxa do Enem pode ser solicitado a partir desta segunda (17)

Prazo vai até 28 de abril. Saiba quem tem direito à isenção.

Pedido de isenção da taxa do Enem pode ser solicitado a partir desta segunda (17)
O Enem 2023 acontece nos dias 5 e 12 de novembro. - Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os estudantes que têm direito à isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem solicitá-la na página do participante a partir desta segunda-feira (17). O prazo para o pedido vai até 28 de abril, data que também vale para os estudantes que ganharam a isenção no ano passado e não compareceram à prova apresentarem a justificativa para a falta.

Podem solicitar a isenção, estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública, ou que tenham sido bolsistas integrais em rede privada; que tenham renda familiar per capita inferior a 1 salário mínimo e meio; ou ainda, estudantes com declaração de vulnerabilidade econômica e inscritos no CadÚnico do governo federal.

Para assegurar a acessibilidade, além da versão tradicional, este ano o Inep disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição e da justificativa voltadas a participantes com deficiência. Uma na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outra com adaptações para pessoas com deficiências visuais.

O Enem 2023 acontece nos dias 5 e 12 de novembro.

Maringa.Com, com informações da Agência Brasil
Por Vanessa Santa Rosa