GERAL

Calendário: Confira as datas comemorativas e feriados previstos no mês de abril

O quarto mês do ano terá dois feriados nacionais e ambos cairão em sexta-feiras. Veja o calendário completo.

Calendário: Confira as datas comemorativas e feriados previstos no mês de abril
Confira todas as datas celebradas em abril. - Foto: Freepik

Abril é, ao lado de novembro, o mês do ano com maior número de feriados nacionais. São dois no total: a Sexta-Feira da Paixão, que neste ano cai no dia 7, e Tiradentes, no dia 21. Ambos nas sexta-feiras.

Além dos feriados prolongados, o quarto mês do ano também evoca símbolos nacionais e lembra os primeiros habitantes do país. É em abril que se celebra o Dia do Hino Nacional Brasileiro (13 de abril), Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) e a chegada dos portugueses ao Brasil (22 de abril).

Também há datas ligadas ao meio ambiente, como o Dia Nacional da Botânica, o Dia Internacional da Mãe Terra e o Dia Nacional da Caatinga. A saúde tem seis datas comemorativas em abril: Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial da Luta contra o Câncer, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, Dia Internacional da Hemofilia, Dia Mundial da Voz e Dia Mundial da Malária.

E há também às datas que marcam a conscientização e luta por direitos, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Dia Nacional do Desarmamento Infantil, o Dia da Empregada Doméstica e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Entre as profissões que têm um dia para chamar de seu em abril estão as de jornalista (7 de abril), desenhista (15 de abril), e diplomata (20 de abril). Confira o calendário completo:

Agência Brasil
Por Gabrielle Nascimento