CULTURA

Artistas de Maringá se apresentam no maior festival de teatro da América Latina em Curitiba

As apresentações maringaenses serão realizadas entre 29 de março e 9 de abril na mostra Fringe; saiba mais sobre a programação e os espetáculos.

Artistas de Maringá se apresentam no maior festival de teatro da América Latina em Curitiba
Douglas Kodi, do Teatro do Alvorecer, apresenta solo “O soldado, a tigresa e uma outra história” nos dias 7 e 8 de abril. - Foto: Renato Domingos

Maringá será representada em um dos maiores e mais importantes festivais de teatro do Brasil e da América Latina, o Festival de Curitiba. A 31ª edição do festival começa dia 27 de março e segue até 9 de abril com intensa programação, como a mostra Fringe, que reúne democraticamente cerca de 300 espectáculos de todo o Brasil.

Estudantes do curso de Artes Cênicas da UEM organizaram a Representar-te – Mostra de Cenas com Representatividade em Foco, composta por cinco espetáculos, oficina, roda de conversa e festa. As atrações serão apresentadas entre os dias 29 de março e 1º de abril no Teatro Novelas Curitibanas (com exceção da festa, que será no Maricas Bar).

Os espetáculos apresentados são Cartas para meu desencontro, Mas como vocês transam?, Dilúvio, Elíseos e Entraves Vycerays, todos envoltos em temáticas LGBTQIAPN+.

No primeiro semestre do ano passado os alunos participaram da Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro UEM, evento promovido semestralmente pelo curso. Lá apresentaram cenas criadas para a disciplina Fundamentos de Direção Teatral II, todas abordando poéticas sobre vivências LGBTQIAPN+.

A partir disso, o grupo se transformou na Cia. Oferenda, formada por 12 estudantes que vão ao festival: Ana Helena, Cass Soares, Diego Silva, Eddy da Silva, Emily Pimenta, Heron Gabriel, Leleco Munhoz, Mia Oliveira, Renan Lopes, Roriê Gimenes, Thaís Martini e Willian Lima. A companhia busca uma relação intimista com o público e flerta com diferentes estéticas, passando por dramas, tragicomédias e stand-ups.

“Estamos muito empolgados/as com nossa ida para o Fringe, levando temáticas completamente necessárias, como questões raciais, de gênero e sexualidade, colocando esses corpos para contarem essas narrativas e, para além disso, a mostra vem com esse intuito de levar esses corpos em palco para poderem ser protagonistas de suas narrativas. Também é uma forma de reparação de uma estética hegemônica que sempre predominou em tudo. Estamos ansiosos/as para as apresentações, e entendemos a importância de estarmos presentes, levando através da linguagem das artes cênicas essas temáticas, gerando reflexões e a presença de corporeidades que há muito tempo foram excluídas e marginalizadas”, comenta a atriz Roriê Gimenes.

Além da Cia. Oferenda, o ator e produtor cultural Leonardo Fabiano e a atriz e produtora Bárbara Bittencourt também se apresentam com A fantástica fábrica de atrocidades. As apresentações acontecem nos dias 02/04 às 15h na Praça General Osório, 03/04 às 17h na Praça Generoso Marques (com audiodescrição), 04/04 às 10h30 na Praça Santos Andrade e 05/04 às 11h na Praça Rui Barbosa.

"Sair da nossa bolha é sempre importante, pra sair da zona de conforto, ter novos horizontes, conhecer gente nova, ser conhecido por gente nova. E o Fringe é uma oportunidade perfeita para esse intercâmbio, ter esse outro feedback sobre o trabalho, para que ele esteja sempre em constante revisitação para ser cada vez mais assertivo, pois acreditamos muito nele", comenta Fabiano.

Já Douglas Kodi, do Teatro do Alvorecer, leva seu trabalho solo O soldado, a tigresa e uma outra história para a Alfaiataria Espaço de Arte nos dias 07/04 às 19h, 08 e 09/04 às 16h e 19h. Kodi já se apresentou inúmeras vezes em edições anteriores com o grupo Arte da Comédia, essa é a primeira vez que irá sozinho para o festival.

"Para mim é bem significativo estar apresentando no Fringe. O dia 7 de abril, data em que apresento, é a mesma data em que meu mestre, Roberto Innocente, faleceu. Sem ele, eu não estaria fazendo o teatro que faço. Boa parte do que sei de teatro hoje, eu devo a ele, e não digo em técnica ou qualidade, mas na necessidade de fazer teatro. Então minhas apresentações no Fringe são uma homenagem a Roberto Innocente", revela Kodi.

Innocente era diretor do grupo Arte da Comédia e faleceu em 2021, vítima da covid-19.

Outros maringaenses estarão presentes em outras atividades, como Flavio Pacato, que integra o numeroso elenco do espetáculo O que meu corpo nu te conta?, do Coletivo Impermanente, que estará na Mostra Oficial nos dias 04 e 05/04 na Casa Hoffmann.

Mariana Venâncio, da Garalhufa, está na equipe de comunicação responsável pelas redes sociais do Fringe, contribuindo com a produção de conteúdo e apresentação na divulgação das atrações. Todas as informações sobre os espetáculos e ingressos podem ser encontradas nas redes sociais ou no site oficial do Festival de Curitiba.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento