VESTIBULAR

Jovem de 18 anos conquista 1º lugar em dois dos três cursos mais concorridos da UEM

O estudante foi aprovado com as maiores notas pelo Vestibular e pela terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS).

Jovem de 18 anos conquista 1º lugar em dois dos três cursos mais concorridos da UEM
Nuno relata que sempre se saiu bem em todas as áreas de conhecimento e, por isso, o processo de escolha entre os cursos foi uma longa jornada repleta de inseguranças e dúvidas. - Foto: Arquivo pessoal/Nuno Miguel

Com o resultado do Vestibular e PAS 2022, anunciados nesta quinta-feira (23), muitos chegaram ao objetivo de conquistar uma vaga na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Porém, no caso do jovem Nuno Miguel Mendonça Abílio, que completou 18 anos recentemente, a felicidade veio em dose dupla. Além da aprovação, Nuno conquistou o primeiro lugar na classificação de dois dos mais concorridos cursos da instituição.

Nesta edição do vestibular, a graduação mais concorrida foi Medicina, com 386 candidatos por vaga. Em seguida, estão Ciência da Computação, com 39 candidatos por vaga, e Psicologia, com 35 inscritos por vaga. O jovem morador de Loanda foi aprovado nesses dois últimos com as maiores notas pelo Vestibular e a terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS).

De um total de 1800 pontos, Nuno atingiu 1375 na terceira etada do PAS.
No vestibular, o jovem conquistou a maior nota para o curso de Psicologia com 273 pontos de um total de 360.

A jornada de Nuno até a conquista da vaga na universidade teve início ainda no primeiro ano do ensino médio. De lá até o resultado obtido na última quinta-feira, o jovem mudou de ideia sobre o que cursar diversas vezes, principalmente por que sempre se interessou por todas as áreas: exatas, humanas e ciências biológicas.

A escolha dos cursos

Como auxílio nesse processo de escolher o que quer fazer, o jovem sempre acessava o site da Universidade Estadual de Maringá e ficava lendo sobre todos cursos ofertados pela instituição. Para ele, essa foi uma ferramenta muito importante para escolher qual caminho seguir.

“Durante muito tempo eu ia lá e ficava vendo um por um [curso], qual eu quero, qual eu não quero. Os que me chamavam a atenção eu pesquisava mais sobre. Até quando eu via cursos em outras instituições eu entrava nessa seção da UEM pra ver o que eles falavam sobre” explica.

O jovem já cogitou ser biomédico, perito criminal, jornalista, escritor e advogado, mas após muita pesquisa e conselhos obtidos nesse processo, as opções se afunilaram até chegar na Psicologia e Ciência da Computação.

"Até agora, pra ser sincero, não tenho 100% de certeza do que eu realmente quero, mas observando todas as coisas que eu tinha gostado durante esse tempo eu decidi focar em humanas e ir pra Psicologia. E ficou assim por um bom tempo.”

Apesar de gostar de todas as profissões que cogitou seguir, Nuno se sentia inseguro em todas as possibilidades. O jovem destaca que tinha dificuldade em fazer um plano concreto e questionava se seria capaz de se desenvolver nessas áreas. Ainda não tinha se encontrado. “Eram pensamentos tipo ‘Tá, eu gosto disso, mas o que eu faço com isso? Como eu vou conseguir articular isso?’. Sempre ficava muito confuso”, explica.

Com a escolha da Psicologia para o Vestibular, Nuno ainda estava “quebrando a cabeça” para encontrar uma segunda alternativa e prestar a última etapa do PAS. Foi então que começou a pesquisar mais sobre os cursos de exatas, por ser uma área que também o atraía muito.

E, de uma forma inesperada, a luz no fim do túnel apareceu.

Enquanto se divertia assistindo às lives da streamer Bagi, que Nuno admira muito, a influencer de 26 anos começou a falar sobre sua trajetória desde a escolha do curso de Direito, sua desistência e um novo caminho que trilhou: o da tecnologia. Foi ali que Nuno teve um insight e percebeu que a área tecnológica seria um bom caminho para ele também.

“Mesmo que ela não saiba disso, ela foi a figura que me deu a segurança de que tudo bem não saber que curso eu quero, além de abrir meus olhos para as oportunidades nessa área, que está em crescimento.”

O jovem, que já decidiu que vai cursar Ciência da Computação, se apegou em fatores que tornam a área tão atrativa e um dos cursos mais concorridos da UEM: o mercado em grande expansão e as oportunidades.

De acordo com levantamento do Mercado Brasileiro de Tecnologia, apenas no segundo semestre de 2022 o setor teve um crescimento de 22%. Porém, mesmo com o cenário de ascensão, 55% das empresas destacam a dificuldade em encontrar profissionais capacitados, o que dificulta o desenvolvimento e adoção de novas tecnologias.

Por isso, cursos voltados à tecnologia têm atraído o interesse de muitos jovens que buscam um caminho com muitas oportunidades profissionais.

Nuno tem consciência de que, de fora, é difícil saber a realidade da carreira e que são muitas idealizações, mas, através das pesquisas sobre o mercado, chegou a conclusão de que seria o melhor caminho para unir seus interesses em apenas um.

“O que me atraiu bastante foi a variedade de coisas que você pode fazer. Poder trabalhar construindo sites, aplicativos, ferramentas, jogos ou até mesmo inteligência artificial, dependendo do caso. Achei que é uma boa opção para equilibrar o meu interesse e me dar uma garantia melhor de oportunidades futuras. Se é que pode ter garantia de alguma coisa”, afirma o estudante, entre risos.

O caminho até a dupla aprovação em 1º lugar

De acordo com Nuno, dois fatores foram fundamentais para sua conquista. O primeiro deles é o privilégio de poder se dedicar totalmente aos estudos e ter acesso a uma escola particular que, durante a pandemia, manteve as aulas remotamente.

“Nunca tive que trabalhar durante o ensino médio, então tinha disponibilidade de tempo e de recursos como bons professores, material didático, internet e segurança financeira fornecida pelos meus pais. [Durante a pandemia] teve gente que nem conseguia ver aula e eu sei que ter aula online em colégio público era muito mais complicado do que ter em um colégio particular. Sou muito grato a todas essas oportunidades que tive”, destaca.

O segundo fator, é claro, foi seu foco e esforço nos estudos. Nuno explica que nos dois primeiros anos do ensino médio, enquanto passava pelo isolamento social, aproveitou para estudar muito e usava isso como uma distração já que estava preso dentro de casa.

Nuno destacou a importância da equipe da escola onde estudava, o Colégio Loanda, pelo suporte prestado a ele nesta época. O jovem diz que os professores estavam sempre a disposição para atendê-lo e tirar suas dúvidas por whatsapp.“Agradeço imensamente a todos eles”.

No entanto, os estudos de Nuno iam além dos conteúdos apresentados em aula. O jovem destaca que uma ferramenta que o auxiliou muito nas provas foi o canal no YouTube Pratique Redação, com os professores Luis Aguiar e Aline Rodrigues.

O estudante relata que conheceu o canal através de uma playlist e, a partir do segundo ano do ensino médio, os vídeos foram a base para ele se desenvolver na redação.

“Me ajudaram muito. Graças a orientação deles, no segundo ano do PAS, eu tirei nota máxima na redação e nesse ano foi quase. No dia da prova eu tava vendo vídeo deles pra conseguir gravar bem e foi sucesso”, comemora.

Outro apoio importante neste período foi o dos amigos, que Nuno fez questão de enaltecer a agradecer. “Quero agradecer minha amiga Marília, que passou em terceiro lugar em Psicologia. Ela foi minha parceira de estudos neste último ano e rendeu muito bem, alcançamos nosso objetivo e foi uma jornada muito boa. E também quero agradecer meu amigo Lucas, que é um ano mais velho e me deu orientações valiosas durante esse processo”, declara.

Além dos conteúdos e redação, o estudante também focava em aprender mais sobre as provas da UEM para entender como funcionam as somatórias e como identificar pegadinhas.

“Nas primeiras vezes que eu tentei resolver, ainda no colégio, foi um horror, dava medo e era desastroso”, conta Nuno, entre risos. “Mas, com o tempo, fui estudando bastante e entendendo como elas funcionam até aprender o ‘jeitinho’ de como fazer. Exige muita interpretação. Se você pegar uma questão [de edições anteriores] e ficar nela durante um bom tempo estudando cada alternativa e entendendo o conteúdo a partir disso, pode ser muito mais eficiente do que ficar simplesmente vendo vídeo aula no YouTube” explicou.

O jovem ainda exaltou a banca de professores da UEM que criam questões e textos de apoio, destacando que as provas da instituição tem “conteúdo profundo, são muito bem escritas, elaboradas e pertinentes".

Pela dedicação intensa que teve nos dois primeiros anos do ensino médio, o jovem se sentiu mais tranquilo para pegar leve no último ano do ensino médio, quando seriam realizadas revisões dos conteúdos ensinados nos anos anteriores.

“Ter momentos de lazer e descanso é tão importante quanto estudar porque é nesses momentos que a vida acontece de verdade”, destaca.

Neste período, o jovem aproveitou para curtir mais o tempo livre com lazer e hobbies que incluem devorar a saga de livros Percy Jackson e os Olimpianos, escrita por Rick Riordan, jogar RPG de mesa com os amigos e assistir desenhos e doramas com sua família.

Por fim, se pudesse dar uma dica aos candidatos dos próximos processos seletivos da UEM, Nuno destaca a importância de estudar de forma saudável e principalmente entender a estrutura das provas:

“Eu reforço que não tem necessidade de você estudar loucamente para ser aprovado, a não ser que esteja tentando medicina, porque a concorrência é absurda. Mas, tirando esses casos, basta se programar, planejar os estudos e, principalmente, entender o modelo de vestibular da universidade que está se candidatando”, sugere o calouro em Ciência da Computação.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento